Os chás têm diversos benefícios à saúde: alguns com efeito termogênico, outros desintoxicantes e muitos outros utilizados para tranquilizar os efeitos de um dia a dia corrido ou de uma mente muito ocupada.
Se você tem insônia ou dificuldade em dormir bem, confira os chás que serão ideais para a situação!
Chá de camomila
O nome científico da camomila é Matricaria recutita, mas é também conhecida como margaça, camomila-vulgar, camomila-comum, macela-nobre e macela-galega.
Além do seu chá ser excelente para ajudar a dormir melhor, ele também diminui a hiperatividade e auxilia no tratamento de problemas estomacais, digestão e úlceras. Para quem sente cólicas menstruais, é um bom remédio natural.
Chá de maracujá
O maracujá contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. Além disso, a fruta é rica em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio.
Chá de erva-cidreira
A erva-cidreira é também conhecida como cidreira ou melissa. A planta auxilia no tratamento de problemas digestivos, é calmante, diurética e expectorante (para combater o catarro, por exemplo).
Uma boa notícia é que é super fácil plantar e manter em casa. Mas caso não queira, você poderá comprar em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou alguns supermercados.
Chá de mulungu
O mulungu também é conhecido como canivete, bico-de-papagaio e corticeira. Tem ação calmante, tranquilizante e sedativa. O ideal é que não sejam utilizadas as suas sementes, pois são tóxicas. Para o chá, você vai precisar da sua casca e de água fervente.
Outras características da planta são: efeito hipotensivo e diurético, diminuição da bronquite asmática, tratamento de infecções e inflamações, por ser antibacteriano.
Chá de valeriana
Talvez o acesso à planta seja mais difícil no Brasil, pois é originária da América do Norte, Europa e encontrada principalmente na Alemanha. Além de sua ação calmante, atua no relaxamento da musculatura lisa do trato gastrointestinal, tratando a síndrome do cólon irritável e a diverticulose.