A pandemia do novo coronavírus fez as buscas por produtos como álcool em gel, luvas descartáveis e máscaras de proteção aumentarem consideravelmente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou uma quarentena por tempo indeterminado para evitar a disseminação do Covid-19.
Confira como fazer máscara de proteção facial em sua casa para proteger sua saúde contra o novo vírus:
Coronavírus: como fazer uma máscaras de proteção em casa?
Apesar da importância de respeitar a quarentena e evitar ao máximo sair de sua casa e ter contato com outras pessoas, às vezes, é necessário atender a porta para buscar uma entrega ou fazer uma visita rápida ao mercado. Para isso, é importante se proteger de todas as formas possíveis.
Uma matéria no New York Times mostrou que para confeccionar uma máscara de proteção facial para combater o novo coronavírus não se pode usar qualquer tecido. De acordo com a Veja, cientistas dos EUA apontam que filtros de ar, sacos de aspirador de pó, fronhas com mais de 600 fios e tecidos semelhantes a pijamas de flanela são eficientes na proteção contra o vírus.
Para proteger o suficiente, a máscara precisara ter, no mínimo, duas camadas. Saiba como fazer uma máscara de proteção facial com tecido de algodão que pode ser retirado de camisetas, lençóis ou fronhas:
- Pegue o tecido de algodão e corte dois retângulos de 25 cm por 15 cm. Junte-os.
- Com o mesmo tecido de algodão, faça uma borda de 0,6 cm nos lados horizontais (lados mais longos) da máscara e uma bainha de 1,25 cm nos lados verticais (lados mais curtos). Nas bordas verticais deixe um espaço para passar o elástico.
- Costure as bordas da máscara (o que fixará os dois tecidos de algodão colocados anteriormente)
- Coloque os elásticos nas bordas verticais e os amarre conforme adequado para o seu rosto.
- Puxe as tiras elásticas para que os nós fiquem dentro da bainha. Ajuste a máscara para o tamanho do seu rosto e costure os elásticos na máscara para fixá-los.