Com a adesão quarentena como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus, o uso das redes sociais e serviços de streaming se intensificou na última semana. Para incentivar seus usuários a respeitarem o isolamento social, o Instagram lançou no último sábado (21) uma nova figurinha chamada “Em casa”. Além disso, diversos usuários estão fazendo correntes e lives para se entreterem e propagarem o bem durante o tempo que estão passando em casa.
Instagram na Quarentena
O primeiro recurso dado pelo Instagram para a quarentena foi o sticker “Em Casa”, em que os usuários podiam propagar seus stories mostrando que estavam respeitando o isolamento social e ter destaque por isso. Durante a quarentena, diversos usuários da rede social passaram a fazer correntes divertidas e humanitárias, marcando seus amigos e respondendo enquetes. Confira algumas delas:
#DesafioAceito
Como você já deve ter visto, a corrente #DesafioAceito, que visa incentivar a positividade entre mulheres bonitas e reais, bombou na rede social. Nesse desafio uma mulher deveria publicar uma foto sua em que se considerasse bonita e marcar mais dez amigas para fazer o mesmo
#AtéAmanhã
Outra corrente divertida foi o desafio #SóAtéAmanhã que consiste em publicar uma foto zoada de você mesmo em seu feed e apaga-la no dia seguinte.
Monte seu BBB
A divertida corrente de quarentena “monte seu BBB” funciona assim: você compartilha a imagem abaixo em seus stories e, em seguida, marca seus colegas de confinamento nessa quarentena, assim como acontece no reality show.
Desenhe uma Cenoura
Uma corrente inusitada foi a “Desenhe uma cenoura”. O desafio consiste em desenhar uma cenoura que seja a sua cara e publicar nos seus stories, marcando mais três amigos para fazerem o mesmo.
Interação, Informação e Diversão!
Além das correntes divertidas, que fazem os usuários interagirem de forma saudável durante o período de isolamento social, o Instagram está sendo uma ótima forma de propagar informações sobre o novo coronavírus. Influenciadores digitais também tem feito lives para entretenimento de seus fãs e para ajuda-los a saírem do tédio habitual causado pela quarentena.
Um bom exemplo é o de Anitta que, através de lives feitas no Insta, proporcionou a seus fãs aulas com o personal trainer Chico Salgado, ajudou os seus seguidores a prepararem o almoço e até deu aulas de francês para iniciantes pelas transmissões ao vivos.
Diversos festivais de música em casa foram propagados pela rede social como o Festival de Música em Casa, o Festival Eu Fico Em Casa, Festival Rir em Casa, entre outros. Todos eles tem como objetivo entreter o povo brasileiro durante o período da quarentena e incentivar a todos a ficarem em suas casas até o surto do novo coronavírus, o Covid-19, passar.