Antes de entrar na faculdade, muitos estudantes ficam em dúvida sobre qual tipo de curso de ensino superior deveriam escolher. Confira aqui quais são as diferenças entre Bacharel e Tecnólogo e entenda a diferença entre Tecnólogo e Ensino Técnico.
SEM ESTRESSE: COMO SOBREVIVER AOS TRABALHOS EM GRUPO NA FACULDADE
Ensino Superior: Qual tipo de curso você deve escolher na faculdade?
Bacharelado
Entre os tipos de cursos superiores o Bacharelado é mais procurado.
Tempo de duração: Em média, de 4 a 6 anos, mas podem chegar até 8 anos de duração.
Título: Bacharel – Ensino Superior
Posição no mercado de trabalho: Prepara o estudante para ser um profissional com uma base sólida e um grande leque de opções para adentrar o mercado de trabalho. A maioria dos profissionais que tem curso superior detém o título de Bacharel.
Prós:
- A abrangência que esse tipo de curso oferece irá mostrar ao estudante diversos aspectos da carreira que ele irá escolher, o tornando versátil.
- O Bacharelado é o tipo de curso mais tradicional, por isso o mercado de trabalho está acostumado a lidar e moldar pessoa formadas.
- O conhecimento básico em diversos assuntos dá ao profissional a opção de mudança caso ele deseje tomar outro rumo em sua carreira, eventualmente.
Contras:
- O objetivo do Bacharel é dar ao profissional o conhecimento básico da área escolhida de forma abrangente. Essa abrangência pode ser nociva caso o estudante não opte por fazer uma pós-graduação e se especializar em algo.
- O tempo de duração do curso é maior que um Tecnólogo.
O QUE FAZER QUANDO VOCÊ ESTÁ DESILUDIDO COM A FACULDADE
Tecnólogo
Esse tipo de curso é recomendado para quem já sabe a área especifica em que gostaria de atuar.
Tempo de duração: 2 a 3 anos
Título: Tecnólogo – Ensino Superior
Posição no mercado de trabalho: O modelo de graduação conhecido como Tecnólogo tem sido cada vez mais atraente para o mercado de trabalho. A formação Tecnóloga especializa o profissional em um segmento dentro de uma área mais abrangente, o que pode o tornar desejável para o mercado.
Prós:
- Curso de menor duração.
- Diferente do Bacharel, esse tipo de curso visa tornar o profissional um especialista no assunto estudado.
- Apesar do estudante formado em um curso tecnólogo poder fazer pós- graduação, mestrado e afins, a necessidade de uma extensão não é tão grande.
Contras:
- Por ter o foco em apenas uma área, o Tecnólogo não terá tanta facilidade caso deseja mudar o rumo de sua carreira.
- Como o curso Tecnólogo é novo no mercado, é possível que empresas mantenham alguma resistência na hora de contratar o especialista.
3 CURSOS EXTRA-FACULDADE QUE PODEM DAR UM UP NO SEU CURRÍCULO
Ensino Técnico
Mesmo não sendo um curso de ensino superior, o Ensino Técnico é uma boa opção para quem deseja entrar de forma rápida no mercado de trabalho.
Tempo de duração: Entre 1 ano e meio a 2 anos
Título: Técnico – Ensino Médio
Posição no mercado de trabalho: Apesar de não ser um curso de ensino superior, quem possui um Ensino Técnico tem um diferencial no currículo e poderá arranjar um primeiro emprego na área desejada de forma mais rápida.
Prós:
- Introduz o aluno aos principais conceitos da área escolhida.
- Incrementa o currículo.
- Vive na prática a profissão ao decorrer do curso.
Contras:
- Apesar de ser um bom ponta-pé inicial, para continuar evoluindo em sua carreira, o profissional precisará dar continuidade nos estudos cursando o ensino superior ou cursos complementares.