Sem estresse: Como sobreviver aos trabalhos em grupo na faculdade

Trabalho em grupo. Só de ouvir essa expressão, muitos universitários já entram em pânico. Seja porque o professor não permite que o trabalho seja feito individualmente, ou porque o volume de trabalho demanda mais pessoas para fazê-lo, os trabalhos em grupo são inevitáveis.

Sem estresse: Como sobreviver aos trabalhos em grupo na faculdade.

É fato que os trabalhos em grupo desenvolvem habilidades importantes para o mercado de trabalho. Liderança, comunicação e responsabilidade são algumas das competências que o trabalho em equipe ajuda a desenvolver.

No entanto, nem sempre é fácil conseguir que um grupo de pessoas trabalhe em total paz e harmonia. Opiniões diferentes geram desavenças, e se não resolvidas, resultam até em brigas bem feias. (Vide o caso das universitárias que saíram no tapa por causa de um trabalho em grupo!)

Mas algumas dicas podem ajudar na hora de desenvolver um trabalho em grupo, evitando desentendimentos e alcançando um resultado que agrade a todos, principalmente o professor.

Confira 5 dicas para um trabalho em grupo de sucesso:

1 – Escolha bem o seu grupo

Escolher bem os integrantes do grupo pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do trabalho. Nem sempre os melhores amigos ou os mais próximo são os ideais para o trabalho em grupo. O mais importante é que todos os integrantes sejam responsáveis, comprometidos e cumpridores dos prazos.

É interessante que o grupo tenha pessoas dedicadas. Uma equipe formada por pessoas com habilidades diferentes também é essencial para um trabalho de sucesso. E se os seus amigos não tem o compromisso necessário ou costumam deixar as coisas para última hora, infelizmente terá que ficar de fora.

2 – As tarefas devem ser distribuídas de forma justa

As pessoas têm habilidades e dons diferentes. Sendo assim, em vez de definir tarefas idênticas a todos os integrantes do grupo, é melhor distribui-las de maneira que cada um faça aquilo que tem maior intimidade.

E que dizer daquelas tarefas que ninguém quer fazer? Nesse caso, é importante usar o bom senso. Os integrantes que têm menos tarefas a realizar, devem pegar mais algumas no decorrer do trabalho. Mas cabe um alerta: ninguém deve ficar sobrecarregado. Assim, é importante dizer não caso veja que o acúmulo de tarefas está desigual.

5 DICAS PARA SER EFETIVADO NO TRABALHO

3 – É importante que todos sejam ouvidos

trabalho em equipe
Ouvir as opiniões de todos os integrantes do grupo é fundamental.

Para o sucesso de um trabalho em grupo, é essencial que todos sejam ouvidos. A tendência natural é cada um defender as suas próprias ideias, mas em equipe é necessário que todas as opiniões sejam levadas em conta para evitar possíveis conflitos e escolher as melhores ideias.

4 – Defina prazos a serem cumpridos

Um trabalho em equipe só terá sucesso caso exista um cronograma a seguir. A definição de prazos, junto com a distribuição das tarefas é essencial quando várias pessoas trabalham juntas e não podem se distrair.

Uma ideia que pode funcionar é estipular prazos curtos, assim será possível acompanhar o que foi e o que não foi realizado e fazer os devidos ajustes até a data final.

5 – Seja flexível e paciente

Fazer trabalhos em grupo significa lidar com pessoas diferentes com opiniões diferentes. Assim, é fácil perder a paciência. Para que isso não aconteça, é importante ser compreensível com todos.

Conflitos podem e vão surgir, mas o que vai ajudar a não atrapalhar o sucesso do trabalho é se colocar no lugar do outros, e sempre que possível, abrir mão de nossas próprias vontades.

5 DICAS ÚTEIS PARA APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como