91 vezes Lewis Hamilton: inglês iguala recorde de Schumacher
Menu & Busca
91 vezes Lewis Hamilton: inglês iguala recorde de Schumacher

91 vezes Lewis Hamilton: inglês iguala recorde de Schumacher

Home > Notícias > Esporte > 91 vezes Lewis Hamilton: inglês iguala recorde de Schumacher

Além de Lewis Hamilton, o GP de Eifel também foi marcado por pódio de Ricciardo e muitos abandonos

Lewis Hamilton
Hamilton com o capacete de Schumacher, dado pelo seu filho, Mick Schumacher. | Foto: UOL.

Na manhã de ontem, dois dos maiores pilotos de todos os tempos foram o centro das atenções no GP de Eifel, na Alemanha. Um deles, o hexacampeão inglês, Lewis Hamilton, o outro era o heptacampeão alemão, Michael Schumacher. A corrida que poderia ser o Grande Prêmio que igualaria o número de vitórias das duas lendas finalmente aconteceu, e por ironia do destino, aconteceu justamente na terra de Schumacher.

Na sexta-feira, os tradicionais treinos livres que marcariam a participação de dois jovens pilotos não aconteceram por conta das fortes chuvas na região do circuito. Callum Illot, que testaria o carro da Haas, e Mick Schumacher, o filho de Michael, testaria o carro da Alfa Romeo, porém, os dois jovens destaques da Fórmula 2 irão esperar mais um pouco para guiarem um carro de F1.

GP de Eifel

Os pilotos tiveram apenas o treino livre 3 para testar a pista antes da classificação, e os destaques foram as Mercedes, as Renault’s, que mais uma vez se destacaram e a Ferrari, de Charles Leclerc, que ficou em 3º durante o treino. No treino classificatório, algo curioso e completamente inesperado aconteceu. Lance Stroll teve um problema de saúde de última hora, e não poderia correr naquele momento, sendo assim, a Racing Point recorreu novamente a Nico Hülkenberg, que por coincidência (e sorte) estava à caminho do Nurburgring, e teve dez minutos dentro do carro antes de começar a classificação.

Com toda a dificuldade da situação, Nico acabou se classificando em último, mas a curiosa história será lembrada por um bom tempo. Valtteri Bottas, vencedor da última corrida, conquistou mais uma pole position, com Lewis Hamilton em 2º e Verstappen em 3º. A grande surpresa? Charles Leclerc, com o péssimo desempenho que a Ferrari construiu esse ano, fez uma grande prova e classificou-se em um improvável 4º lugar.

No domingo, as luzes se apagaram e os pilotos estavam correndo em Der Eifel. Na largada, não tivemos muitas ultrapassagens, em que Bottas conseguiu segurar Hamilton e manteve a primeira posição. Na 9ª volta, após tanto insistir, Daniel Ricciardo, da Renault, realizou uma bela manobra e conseguiu ultrapassar Charles Leclerc, conquistando a quarta posição. Algumas voltas depois, após falha de Bottas, Hamilton ultrapassou seu companheiro e assumiu a primeira colocação.

gp de eifel
A largada do GP de Eifel. | Foto: ge.

O primeiro abandono veio com George Russell, após se chocar com o piloto da Alfa Romeo, Kimi Raikkonen, acabou tendo seu pneu traseiro esquerdo estourado, e com isso, o finlandês recebeu uma punição de 10 segundos. Daniil Kvyat errou ao fazer a chicane, e acabou passando pela grama, fazendo com que o russo perdesse a asa dianteira de seu carro, mas conseguiu se manter na prova.

Valtteri Bottas teve um problema na unidade de potência de sua Mercedes, e foi o segundo a abandonar a corrida. Outros dois pilotos que foram obrigados a deixar a prova em Nurburgring foram Esteban Ocon, da Renault, e Alex Albon, da Red Bull, que em seu rádio demonstrou não entender o porquê de a equipe estar retirando seu carro da corrida sem perceber nenhum motivo aparente.

Lando Norris, que vinha fazendo uma grande corrida e ocupava a 3ª posição, começou a perder potência em sua McLaren, e foi caindo posições, até que não resistiu mais e também teve que deixar a prova. Porém, como parou do lado da pista, o Safety Car foi acionado e a relargada prometia muita emoção. Mas assim como na largada inicial, nada de grandes ultrapassagens no pelotão da frente; Hamilton se manteve em primeiro, Verstappen em segundo e Daniel Ricciardo em 3º.

No pelotão de trás, o destaque foi para dois pilotos: Hülkenberg e Grosjean. O alemão fez uma grande corrida, e mesmo largando na última colocação, conseguiu escalar diversas posições e terminar em 8º. O francês, sempre tão criticado por, muitas vezes, ser um piloto ‘imprudente’ ou até ‘sujo’ por alguns fãs do esporte, fez uma grande prova com sua fraca Haas, e terminou em 9º, ficando pela primeira vez no ano na zona de pontuação. Com menção honrosa ao também criticado piloto da Alfa Romeo, Antonio Giovinazzi, que ultrapassou a linha de chegada em 10°, e também pontuou.

Destaque de Lewis Hamilton

Bandeira quadriculada e Lewis Hamilton conquista o Grande Prêmio de Eifel. O inglês conquistou a 91ª vitória de sua carreira, igualando o recorde de Schumacher em sua própria casa. Verstappen mais uma vez em segundo colocado, mas o destaque foi para Daniel Ricciardo. O australiano conquistou o seu primeiro pódio desde Mônaco, em 2018, quando ainda era piloto da RBR. Marcou também o primeiro pódio da Renault desde sua volta para a categoria.

pódio com Lewis Hamilton
O pódio em Nurburgring. | Foto: ge.

O momento mais emocionante do fim de semana aconteceu quando Mick Schumacher entregou de presente, a Lewis, um capacete de seu pai da época em que ele correu pela Mercedes, deixando os fãs do esporte tocados com aquele momento.

No Campeonato de Pilotos, os três primeiros se mantiveram nas mesmas posições, porém, Ricciardo subiu para 4º, Perez para 5º e Lando Norris caiu para 6º após não completar a prova e ficar sem pontos. Nos Construtores, a Mercedes segue disparada na frente, seguida pela Red Bull e agora pela Racing Point em 3º.

Em duas semanas os 20 melhores pilotos do mundo retornam às pistas para o Grande Prêmio de Portugal, na cidade de Portimão. Será a volta da Fórmula 1 ao solo português, e ao mesmo tempo, a estreia do circuito portimonense. Hamilton ultrapassará Schumacher? Bottas dará a volta por cima? Ricciardo voltará a ter uma grande corrida? Todas essas respostas ficam para o dia 25 de outubro, em mais uma emocionante etapa da temporada da Fórmula 1.

fórmula 1
Classificação do GP de Eifel. | Foto: ge.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

______________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC

Tags mais acessadas