terça-feira, 23 abril, 24
HomeFamosos e TV5 novelas brasileiras de maior audiência na televisão

5 novelas brasileiras de maior audiência na televisão

Um mistério a ser desvendado, uma vilã cheia de carisma, um protagonista com uma história de vida emocionante… Ao longo dos anos, as novelas brasileiras conquistaram seu público com roteiros e personagens que davam gosto de acompanhar diariamente. Desde a transmissão da primeira, ocorreram muitas modificações no método usado para registrar a audiência. Se antes contabilizavam a partir de ligações telefônicas para cada telespectador, atualmente aparelhos já são capazes de registrar sozinhos. Hoje em dia, cada ponto registrado corresponde a quase 75 mil domicílios sintonizados em São Paulo, cidade referência. Portanto, em meio a tantas produções de sucesso, resolvemos listar as novelas de maior audiência da televisão brasileira, seguindo o critério por número de domicílios.

Quais as novelas com a maior audiência na TV brasileira?

5° lugar: Tieta

Tieta, uma das novelas clássicas brasileiras, é a quinta com a maior audiência.
Tieta, uma das novelas clássicas brasileiras, é a quinta com a maior audiência. | Foto: Reprodução.

Há 32 anos, a adaptação do romance Tieta do Agreste estreou na Globo com seu time de estrelas e um show de regionalismo. O enredo acompanha a vida de Tieta, que é expulsa da  cidade pelo próprio pai por ter um comportamento rebelde e pelas armações de sua irmã, Perpétua. Após 25 anos morando em São Paulo, a moça retorna a Santana do Agreste decidida a se vingar de todos que a humilharam no passado, prometendo mudar a rotina de todos os habitantes da cidade. A trama garantiu a média geral mais alta de uma novela da televisão brasileira com 65 pontos de média, mas, no ranking das mais assistidas, ela aparece em quinto lugar. O sucesso da produção foi tanto que o canal Viva reprisou e o folhetim bateu mais um recorde: Tieta teve a melhor audiência da faixa desde 2010.

4° lugar: Páginas da Vida

Páginas da Vida, de Manoel Carlos.
Páginas da Vida, de Manoel Carlos. | Foto: Reprodução.

Na quarta posição aparece Páginas da Vida, trama de Manoel Carlos. Emocionante, a novela traz a história de Nanda, uma jovem que engravida de gêmeos e é abandonada pelo namorado em Amsterdã, onde viviam juntos. Com sete meses de gravidez e após ter escondido o segredo da família, a protagonista retorna ao Rio de Janeiro, sua cidade natal. Conflitos familiares, maternidade e preconceito da sociedade frente à deficiência são algumas das temáticas exploradas no folhetim. Com um time de peso, como Fernanda Vasconcellos, Regina Duarte, Lilia Cabral e Marcos Caruso, a trama, exibida em 2006, conquistou uma grande audiência, sendo assistida por mais de 2 milhões e 500 domicílios.

​3° lugar: Belíssima

Belíssima é a terceira entre as novelas brasileiras de maior audiência.
Belíssima é a terceira entre as novelas brasileiras de maior audiência. | Foto: Reprodução.

Abrindo o top 3, temos a novela Belíssima, escrita por Silvio de Abreu. A trama se inicia na Grécia, onde Pedro, interpretado por Henri Castelli, e Vitória, papel da atriz Cláudia Abreu, preparam seu casamento contra a vontade da poderosa Bia Falcão, avó do noivo. Rica e calculista, a personagem de Fernanda Montenegro não aprova o relacionamento por Vitória ser ex-moradora de rua e, por isso, faz de tudo para acabar com o romance. A trama, no entanto, sofre uma grande reviravolta quando Pedro é misteriosamente assassinado, obrigando Vitória retornar com a filha do casal, Sabrina, ao Brasil. Cheia de ação e mistério, essa produção conquistou o público, atingindo uma alta audiência, se tornando, assim, a terceira novela mais assistida de todos os tempos.

2° lugar: Dona do Pedaço

A história de Maria da Paz agradou a vários telespectadores brasileiros.
A história de Maria da Paz agradou a vários telespectadores brasileiros. | Foto: Reprodução.

A novela de Walcyr Carrasco, que teve sua estreia em maio de 2019, aparece na vice-liderança. Pertencente aos Ramirez, família de justiceiros do Espírito Santo, Maria da Paz tem uma paixão pela confeitaria, contrariando os desejos do pai de vê-la seguindo os passos dos parentes. Ela se apaixona por Amadeu, membro dos Matheus, rivais da família da moça. O casal consegue estabelecer um pacto de paz entre os clãs, mas, no dia do casamento, ocorre uma tragédia: o noivo, papel de Marcos Palmeira, leva um tiro. Com a tentativa de assassinato, os Matheus prometem vingança contra a família de Maria da Paz. Com um forte elenco, com nomes como Paolla Oliveira, Sergio Guizé, Nathalia Dill e Agatha Moreira, a novela teve uma excelente repercussão e prendeu a atenção do público até o último capítulo, tendo tido um final aclamado pelos telespectadores.

1°lugar: O Outro Lado do Paraíso

O Outro Lado do Paraíso é um das melhores novelas brasileiras e a de maior audiência. | Foto: Reprodução.

Para fechar a lista, a novela mais assistida de todos os tempos é a também trama de Walcyr Carrasco, O Outro Lado do Paraíso. Ambientada em Tocantins, a produção conta a história de Clara, personagem de Bianca Bin. Ela, que vive com seu avô Josafá, se apaixona por Gael, filho da poderosa Sophia, que é contra o seu casamento com Clara. Entretanto, ao descobrir que as terras do avô da moça contém esmeraldas, Sophia decide internar a nora em um manicômio, para conseguir realizar a exploração da terra. Após dez anos, Clara ressurge milionária, decidida a conseguir a guarda do filho que teve com Gael e focada em se vingar de Sophia. Com destaque para a atuação de veteranos como Lima Duarte e Marieta Severo e para a fotografia, o folhetim, que se encerrou com 113 capítulos, conquistou milhares de telespectadores, se tornando a novela de maior audiência da televisão brasileira.

Por Isadora Diniz – Fala! UFRJ