5 Melhores Filmes do Universo Cinematográfico da Marvel
Menu & Busca
5 Melhores Filmes do Universo Cinematográfico da Marvel

5 Melhores Filmes do Universo Cinematográfico da Marvel

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > 5 Melhores Filmes do Universo Cinematográfico da Marvel

“Eu sou o Homem de Ferro”. Quem poderia imaginar que essa pequena frase daria início a uma franquia milionária de muito sucesso. Há mais de dez anos a Marvel Studios tem consolidado o maior universo compartilhado de filmes de todos os tempos. O resultado de anos de planejamento. Que tem arrecadado milhões de fãs em todo o mundo, além de se tornar um mercado bilionário.

Apesar de estar longe de acabar, com novos filmes e séries de TV sendo anunciados a cada momento, já temos um belo vislumbre de tanto trabalho duro. Já estamos acostumados com a velha fórmula de se fazer filmes de heróis. Então é justo listar os 5 melhores filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).

Confira os 5 melhores filmes do Universo Cinematográfico Marvel, o MCU.
Confira os 5 melhores filmes do Universo Cinematográfico Marvel, o MCU. | Foto: Reprodução.

Conheça os 5 melhores filmes do Universo Cinematográfico Marvel

5. OS VINGADORES (2012)

Depois de alguns anos de expectativas e um planejamento impecável por parte do estúdio. Surge nas telonas o filme que reuniu os super-heróis mais poderosos da Terra (antes disso se tornar algo batido).

O que torna esse longa tão especial, é que pela primeira vez se reuniram personagens que até então só vimos em seus filmes solos e só haviam trabalhado sozinhos. Agora precisam enfrentar o seu ego e os interesses próprios para combater uma ameaça em comum, o inescrupuloso Loki (Tom Hiddleston). Que se tornou o queridinho dos fãs após esse filme.

O cuidado que o diretor Joss Whedon teve com cada personagem também é muito bom. Por ter trabalhado muito em séries de TV, ele sabe dar tempo de tela para cada um, mostrando suas habilidades e fazendo com que eles trabalhem juntos. Principalmente no terceiro ato, onde a câmera passa no meio da ação, e por mais que pareça que eles estão sozinhos, eles usam seus poderes em harmonia.

Estava aberta a porteira para o universo compartilhado, que mudou a história do entretenimento e despertou o interesse de muitos. Merecia um lugar entre os melhores filmes do Universo Cinematográfico Marvel.

Melhor frase: Porque se não pudermos defender a Terra, com certeza nós vamos vingá-la.

4. CAPITÃO AMÉRICA 2: O SOLDADO INVERNAL (2014)

Um filme muito mais relevante do que se esperaria de algo baseado nos quadrinhos. Steve Rogers (Chris Evans) continua tentando se adaptar ao mundo moderno, que já não é mais tão maniqueísta quanto ele conhecia.

Apesar de ser criado para servir o seu país, Steve Rogers entra em conflito com os ideais da instituição que ele representa, e o próprio governo dos EUA. Além de lidar com teorias da conspiração enquanto é perseguido por um agente misterioso conhecido como “O Soldado Invernal”.

É dirigido pelos irmãos Russo, que não por acaso são considerados os melhores diretores da Marvel. Possui uma ação nervosa e efeitos muito bons, mas que não se sobressaem. O grande acerto nesse filme é no roteiro. Com Steve Rogers tendo que enfrentar seu melhor amigo, até então dado como morto, que logo abriria espaço para a adaptação do Guerra Civil.

Lembra bastante os filmes de espionagem dos anos 70. E conta como uma crítica direta ao controle imposto pelo governo estadunidense. Algo que você não espera do Capitão América.

Melhor frase: Até o fim estarei aqui.

3. VINGADORES: ULTIMATO (2019)

O resultado de um arco de onze anos finalmente se concretiza. Após as consequências dos eventos de Vingadores: Guerra Infinita (Spoiler: Na qual falaremos mais adiante), vemos como cada um dos heróis lidam com a perda. Fazendo a jogada final para, mais uma vez, tentar salvar o mundo.

Os diretores conhecem os personagens muito bem, por isso é muito interessante de ver as reações de cada um cinco anos depois do último filme.

São três horas de duração, mas que em nenhum momento se torna algo monótono, está cheio de surpresas. Gosto bastante como desconstruíram o Thor (Chris Hemsworth) para esse filme. E a luta final é impressionante, vai ficar na história como uma das maiores batalhas do cinema, junto com a do Senhor dos Anéis.

É com certeza o filme mais marcante do UCM. Apresenta temas como culpa, melancolia e moralidade. Encerrando uma década inteira dedicada aos filmes de heróis. E é praticamente uma celebração a todos os grandes filmes da Marvel, até aquele momento. Com certeza vai ser um filme que você vai comentar com seus netos no futuro.

Melhor frase: Vingadores, avante!

2. VINGADORES: GUERRA INFINITA (2018)

Os super-heróis mais poderosos da terra precisam se unir mais uma vez para combater o cruel Thanos (Josh Brolin). Numa corrida contra o tempo para coletar as joias do infinito para impedir que ele acabe com metade do universo.

Todos os fãs esperavam por esse momento. Desde 2012 que a semente do que poderia acontecer nesse filme foi plantada. Vemos nossos personagens preferidos (alguns que nunca tinha se encontrado antes) se unindo de vez, em um equilíbrio quase perfeito. Por ter muitos heróis, o roteiro os divide em dois grupos, um no espaço e outro na Terra, e funciona muito bem. Cada um consegue mostrar o que tem de melhor. O que cria uma grande nuvem de satisfação sobre esse longa.

O grande destaque mesmo está no vilão, ele é quase o protagonista do filme inteiro. Tanto que poderia se chamar “Thanos e o resto”. Mas brincadeiras à parte, ele é intimidador, bem desenvolvido e você entende as motivações dele, apesar de ser totalmente distorcida, em algum momento você pode acabar simpatizando.

Thanos representa uma ameaça real, quando se assiste um filme de herói, você não espera que os protagonistas morram em algum momento. Esse filme consegue quebrar isso. Você teme pela vida dos personagens, porque o antagonista é totalmente imprevisível. E no final ele consegue concretizar seu plano. E os Vingadores, pela primeira vez, terminam o filme derrotados.

Guerra Infinita é um filme ambicioso, emocionante, engraçado, imprevisível e eletrizante. É assim que se faz um filme de herói.

Melhor frase: Certamente estou invisível.

1. HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA (2021), O MAIOR SUCESSO DO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO MARVEL

*Esse texto contem spoilers, e não é pouco.

Depois de ter sua identidade revelada, o jovem Peter Parker (Tom Holland) pede ajuda para o Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch) para fazer com que as pessoas esqueçam que ele é o Homem-Aranha. Porém, o feitiço acaba dando errado e vilões de outras realidades começam a aparecer para acabar com sua vida.

Provavelmente o filme mais esperado desse universo compartilhado. A direção é de Jon Watts, e parece que ele finalmente aprendeu alguma coisa com os filmes anteriores.

Tendo dois longas não tão bons (para dizer o mínimo), cinco vilões e, praticamente, três protagonistas, era de se esperar um filme execrável. Mas ele conseguiu entregar tudo aquilo que os fãs do escalador de paredes queriam e mais um pouco.

O roteiro consegue extrair o melhor de cada vilão, na qual já vimos nos outros filmes do Homem-Aranha. Mas quem dá o show mesmo é o Willem Dafoe, ele com certeza é o Duende Verde definitivo, e não precisa de máscara para mostrar o quanto ele é louco.

Ver os três aranhas do cinema reunidos em um filme só é sensacional. E todas as conversas entre eles são muito bem feitas. Embora eu diria que algumas piadas em excesso tenham tirado a seriedade de algumas situações, mas não tem como se esperar menos de um filme da Disney.

E finalmente vemos o Homem-Aranha do UCM aprendendo com as consequências de suas escolhas, pagando o preço da sua responsabilidade. É isso que faz o personagem ser tão memorável. Apesar de ser espetacular e poderoso, ele ainda enfrenta os desafios de uma pessoa comum. E mesmo terminando o dia vitorioso, sempre há uma sensação de que ele saiu perdendo. Nesse filme, mais do que nunca.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é um presente para todos aqueles que admiram o nosso querido “Cabeça de Teia”. E se você ainda não viu, o que está esperando?

Melhor frase: Sou um ótimo advogado.

______________________________________________

Por Matheus Cosmo – Fala! Fiam

Tags mais acessadas