sexta-feira, 19 abril, 24
HomeCinema e Séries5 filmes que foram baseados em crimes famosos pelo mundo

5 filmes que foram baseados em crimes famosos pelo mundo

Casos criminais inspiram muitas produções cinematográficas, isso porque, após repercutirem, eles ganham destaque na mídia e, assim, diretores de filmes se interessam em usá-los como base para uma nova produção.

Ao longo dos anos, esse gênero de filme ganhou muitos espectadores e reconhecimento pela crítica. “Os filmes sobre crimes despertam especial interesse pela maioria das pessoas, porque os crimes são acontecimentos que nos remetem aos porquês e às motivações para que eles ocorram. Nesses filmes, séries e documentários, há a curiosidade em desvendar o desconhecido, de compreender a extensão da capacidade humana. As projeções, embasadas na realidade, são as que mais traduzem esse interesse, justamente pela indignação envolvida”, diz Maria Cecília Gracioso, Psicóloga formada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Por isso, listamos 5 filmes baseados em crimes muito conhecidos para quem se interessa pelo famoso true crime.

5 filmes baseados em crimes reais

5. Lost Girls (2020) – de Liz Garbus

Cena de "Lost Girls", de Liz Garbus
Cena de “Lost Girls”, de Liz Garbus. | Foto: Reprodução.

A obra se baseia em diversos assassinatos ocorridos próximos de New York que, por muito tempo arquivados, só começaram a ser investigados após o desaparecimento de Shannan Gilbert, de 24 anos.

No filme, Mari Gilbert (Amy Ryan) passa a maior parte do seu tempo atordoada tentando encontrar sua filha que desapareceu em Long Island. Com isso, ela também acaba auxiliando os policiais a desvendar diversos casos de assassinatos esquecidos.

4. Zodiac (2007) – de David Fincher

"Zoadic" está entre os filmes sobre crimes mais conhecido de todos.
“Zoadic” está entre os filmes sobre crimes mais conhecido de todos. | Foto: Reprodução.

O longa é baseado em um serial killer que aterrorizou San Francisco e provocou as autoridades com códigos e cartas durante décadas.

No enredo, um homicida misterioso comete uma série de crimes em uma parte da costa oeste dos EUA nos anos 60. Enquanto isso, investigadores e jornalistas recebem cartas codificadas do próprio assassino e, rapidamente, começam a investigar o caso.

3. 22 July (2018) – de Paul Greengrass

Cena de "22 July", de Paul Greengrass
Cena de “22 July”, de Paul Greengrass. | Foto: Reprodução.

O filme faz menção ao massacre promovido pelo terrorista de extrema-direita Anders Behring Breivik que, em 2011, matou 77 pessoas na Noruega.

Na narrativa, os fatos são contados de forma explícita, visto que a fidelidade aos acontecimentos é muito relevante para a compreensão da história completa. Para complementar, a obra também foca nos sobreviventes que, abalados, pedem justiça ao governo norueguês, enquanto os advogados do extremista (Anders Danielsen Lie) se mobilizam para defendê-lo diante do júri.

2. Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile (2019) – de Joe Berlinger

O filme sobre Ted Bundy, um grande serial killer americano, é um dos filmes sobre crime mais recente. | Foto: Reprodução.

O longa é uma cinebiografia de Ted Bundy, um homem conhecido por ter assassinado 30 mulheres em sete estados norte-americanos, durante a década de 70.

Na obra, a vida do psicopata é contada através de Lily Kendall (Lily Collins) e Carole Ann Boone (Kaya Scodelario), as mulheres que o amaram. Elas, por sua vez, retratam toda a trajetória de Ted (Zac Efron) até o dia de seu julgamento final.

1. Monster (2003) – de Patty Jenkins

"Monster", um dos muitos filmes sobre crimes, conta a história da primeira serial killer norte-americana.
“Monster”, um dos muitos filmes sobre crimes, conta a história da primeira serial killer norte-americana. | Foto: Reprodução.

O filme é uma adaptação da história de Aileen Wuornos, considerada a primeira serial killer dos EUA.

A trama mostra Aileen (Charlize Theron) se prostituindo, ainda que por pouco dinheiro, nas ruas da Flórida. Prestes a cometer suicídio, ela conhece Shelby (Christina Ricci) e acaba envolvendo em um relacionamento. Pouco tempo depois, Wuornos é violentada por um cliente e, devido a isso, ela acaba o matando. O ocorrido, por consequência, desencadeia uma série de assassinatos que a faz ficar conhecida cada vez mais.

__________________________________________________

Por Giovanna Pavan – Fala! Anhembi