sexta-feira, 26 julho, 24
HomeMercado5 dicas úteis para apresentações de trabalhos

5 dicas úteis para apresentações de trabalhos

Temidas por muitos universitários, as apresentações são parte essencial da vida acadêmica. Dependendo do curso, os seminários ocorrem com maior ou menor frequência – mas ocorrem.

apresentar trabalhos
Dicas para apresentações de trabalhos.

Que a apresentação pode ser uma enorme dor de cabeça, é só conversar com qualquer estudante que ele irá concordar. Mas também é possível transformar esse frio na barriga em tranquilidade, usando as técnicas corretas.

Confira 5 dicas para não deixar o frio na barriga te atrapalhar na hora da apresentação:

1 – Capriche no conteúdo

Além dos slides no PowerPoint, usar outros elementos na apresentação pode enriquecer o seu trabalho. Vídeos, gráficos, infográficos, áudios e até material impresso podem te garantir a segurança que você precisa para realizar um trabalho de sucesso.

2 – Pense nas perguntas que poderão surgir

A maioria das apresentações tem perguntas. Se os seus colegas não perguntam (com medo de você perguntar quando for o grupo deles), com certeza o professor fará perguntas.

Para não ficar aterrorizado com as possíveis perguntas, é necessário estudar bem o tema e anotar o que poderá ser um questionamento. Dessa forma, você se sentirá seguro para responder a qualquer pergunta que for feita.

3 – O corpo fala

A linguagem corporal fala mais do que as palavras. O posicionamento durante a apresentação é fundamental para que os espectadores sintam a sua segurança. Ficar andar de um lado para o outro, colocar as mãos nos bolsos ou cruzar os braços, entre outros movimentos, são indícios de nervosismo.

Para alguns alunos, segurar uma caneta ou uma régua durante a apresentação ajuda a aliviar o estresse. Ter boa postura é fundamental para a realização de um bom trabalho.

4 – Prepare a apresentação com antecedência

Se a apresentação for feita com o uso de slides, é imprescindível não cair no erro de prepará-lo por último. O programa é um auxílio para o apresentador, portanto imagens, texto e outros elementos devem ser usados com cautela. O uso de efeitos também deve ser usado com bom senso, para não deixar o trabalho infantil.

Os slides devem ter uma aparência agradável, com texto claro se o fundo for escuro, e texto escuto caso o fundo for claro. As fontes também precisam ter formato e tamanho legíveis.

5 – Treine, treine, treine!

A chave do sucesso está no treino. O nervosismo e a ansiedade são substituídos pela segurança, quando o aluno ensaia bastante. Desde os tímidos até os mais confiantes, o treino é importante para todos.

Treinar sozinho ou na frente de amigos e família são ótimas opções para chegar na apresentação confiante. Além disso, gravar em áudio a apresentação serve para conferir como está se saindo e ainda aproveita para cronometrar o tempo.

E aí, o que achou dessas dicas? Já usava algumas dessas? Tem mais alguma dica que te ajuda na hora de apresentar? Manda pra nós!

8 DICAS PARA REDUZIR A ANSIEDADE ANTES DAS PROVAS