5 curiosidades sobre o filme 'Luca'
Menu & Busca
5 curiosidades sobre o filme ‘Luca’

5 curiosidades sobre o filme ‘Luca’

Home > Entretenimento > 5 curiosidades sobre o filme ‘Luca’

Nova animação da Pixar que vem conquistando o coração das pessoas ao redor do mundo.

O filme retratado na Riviera Italiana conta a história de Luca, um menino-peixe que vive com a família nas profundezas do mar, até que conhece Alberto, um menino da mesma espécie que é fascinado pelas coisas da superfície. Juntos, os dois se aventuram pela ilha de Porto Rosso, se escondendo entre os humanos e fortalecendo cada vez mais a amizade.

Confira 5 curiosidades sobre Luca, nova animação da Pixar.
Confira 5 curiosidades sobre Luca, nova animação da Pixar. | Foto: Reprodução.

Abordando temas importantes, Luca (2021) mostra o preconceito e exclusão que existem contra aquilo que é diferente do padrão e a importância da família e dos amigos para superar os obstáculos da vida. O filme traz uma linda reflexão sobre amizade, parceria, companheirismo e aceitação.

Confira, a seguir, 5 curiosidades sobre a animação Luca.

5 curiosaidades sobre Luca, nova animação da Pixar

1- Grande Inspiração

O diretor Enrico Casarosa contou que usou a sua própria história como inspiração para o filme. Casarosa cresceu em Gênova, muito semelhante ao local retratado na animação, e se baseou em sua infância, com o seu melhor amigo Alberto, que conheceu aos 12 anos de idade.

Além disso, o diretor também se inspirou em lendas e mitos italianos e usou alguns filmes antigos como A Estrada da Vida (1954) e A Princesa e o Plebeu (1953) para produzir a arte dos pôsteres do filme.

2- Cartaz de Porto Rosso

Em Soul é possível avistar um cartaz que faz referência a Luca.
Em Soul é possível avistar um cartaz que faz referência a Luca. | Foto: Reprodução.

Que a Pixar vive colocando easter eggs nos seus filmes todo mundo já sabe, portanto com Luca não poderia ser diferente. Ao assistir ao filme Soul (2020), é possível perceber em uma das cenas em que Joe e 22 estão passeando por Nova York, um pôster de Porto Rosso, local onde se passa o novo filme, na vitrine de uma agência de viagens. O cartaz possui uma foto da ilha e um chamado “Visite Porto Rosso”. Será que rola um crossover?  

3- Piacere, Girolamo Trombetta!

Luca e Alberto, personagens da animação Luca.
Luca e Alberto, personagens da animação Luca. | Foto: Reprodução.

Durante o filme uma cena bem marcante se destaca, um aperto de mão entre os protagonistas, onde Alberto diz “Piacere, Girolamo Trombetta”. De acordo com o diretor, esse cumprimento é uma brincadeira bem comum entre as crianças italianas de sua época. Esse aperto de mão significa basicamente “Prazer, meu nome é Trombone Torcido”, e enquanto você se apresenta é feito o cumprimento com as mãos.

4- La Luna

As animações de Enrico Casarosa se assemelham.
As animações de Enrico Casarosa se assemelham. | Foto: Reprodução.

Em 2011, Enrico Casarosa dirigiu um curta-metragem, também da Pixar, que ganhou o Oscar de Melhor Curta de Animação em 2012. Ao assistir o curta é possível perceber algumas similaridades entre Luca e La Luna. Massimo, o pai de Giulia, por exemplo, é muito semelhante ao pai que aparece no curta, além do próprio Luca, que parece o protagonista da história.

5- Estátua debaixo d’água

Estátuas em homenagem à animação foram instaladas no fundo do mar. | Foto: Reprodução.

Com a popularidade do filme, estátuas do Luca e do Alberto foram instaladas debaixo d’água na costa da comuna de Monterosso, em Ligúria, na Itália. A estátua é feita de materiais ecologicamente sustentáveis para respeitar o ambiente aquático e rapidamente virou um ponto turístico para aqueles que querem se aventurar como mergulhadores para dar uma olhada na obra de arte.

 Luca é uma ótima opção para assistir com a família e amigos, o filme está disponível na plataforma de streaming Disney + para todos os assinantes.

__________________________________________________

Por Carolina Helena – Fala! Metodista

Tags mais acessadas