5 curiosidades sobre a culinária italiana
Menu & Busca
5 curiosidades sobre a culinária italiana

5 curiosidades sobre a culinária italiana

Home > Entretenimento > Cultura > 5 curiosidades sobre a culinária italiana

Quando pensamos em culinária italiana, as primeiras coisas que nos vem em mente são as deliciosas e recheadas massas, ou as pizzas mais saborosas, ou até mesmo um apetitoso prato cheio dos mais variados queijos acompanhados de um bom vinho. Entretanto, a verdade é que não existe em si uma comida típica da Itália, pois lá há 20 regiões e cada uma com suas próprias individualidades.

Confira 5 curiosidades sobre a gastronomia do país!

5 curiosidades sobre a culinária italiana
A culinária italiana é repleta de variedades. | Foto: Montagem/ Reprodução

Curiosidades sobre a culinária italiana

1) A invenção do Panetone

Assim como muitos pratos, o panetone ou “Pão di Tone”, surgiu com um equivoco na cozinha. Um chefe estava preparando uma fornada de biscoitos que serviriam como sobremesa para um banquete de natal para a família do Duque de Milão Ludovico Sforza. Infelizmente – ou felizmente-, os biscoitos queimaram, e o chefe teve que improvisar algum outro prato para servir a família, então juntou os alimentos que estavam disponíveis como farinha, ovos, e açúcar e tentou criar uma espécie de bolo, adicionou frutas cristalizadas para dar um requinte a receita, o que era considerado alimento nobre na época. Resultado, todos amaram a receita e com o passar do tempo prato foi de popularizando cada vez mais, e hoje virou prato típico da época de natal.

2) Diversidade de massas na culinária italiana

Existem aproximadamente 450 opções de massa na Itália. Dentre suas características, podemos citar duas sendo as principais: a curta e a longa. Exemplos de massas curtas: penne, rigatone, farfalle. E as massas longas podemos mencionar o famoso spaghetti, o bucatini, e também linguini.

3) Variedades de Queijos

Cada região produz seu próprio queijo, com isso existem 400 variedades. Sua grande quantidade de opções se dá ao fato que a produção é feita pelos mais variados tipos de leite de cabra, ovelha e búfala. E há também queijos que são produzidos apenas pelo soro do queijo, como no caso da ricota.

4) Sorvetes

São divididos em três categorias: sorvete, gelato e sorbet. O sorbet é feito com água e não de leite. Já o gelato é produzido artesanalmente e não de forma industrial desta forma não deve ser congelado. E o sorvete é feito com leite, da forma como conhecemos.

5) Café na culinária italiana

Há diversos modelos de cafés na Itália, porém sua característica em comum é que costumam ser fortes e consumidos sem açúcar. Quando estamos no período de inverno, é muito comum optar pelo “corretto”, um café misturado com uma pequena dose de alguma bebida alcoólica para se esquentar no frio.

___________________________________
Por Brenda Cristh – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

Tags mais acessadas