5 castelos abandonados na França para você conhecer
Menu & Busca
5 castelos abandonados na França para você conhecer

5 castelos abandonados na França para você conhecer

Home > Lifestyle > Viagens > 5 castelos abandonados na França para você conhecer

A França é um país da Europa Ocidental que abarca paisagens deslumbrantes que vai além da magnífica Torre Eiffel ou a magia da EuroDisney Paris. O país é reconhecido por sua gastronomia, vinhos, a alta costura e, principalmente, pela sua história preenchida através das cidades medievais, vilas alpinas e praias mediterrâneas. As cores de sua bandeira representam os tons de liberdade da Revolução Francesa, seguido de seu lema “Liberté, Egalité, Fraternité”.

Popularmente conhecida como Hexágono, devido ao formato de seu território, possui impressionantes castelos e fortalezas, sendo boa parte deles construídos durante a Idade Média e o período do Renascimento. Confira abaixo 5 castelos abandonados na França para você conhecer!

5 castelos abandonados na França

1 – Castelo de Mothe-Chandeniers

O Château Mothe-Chandeniers é um dos poucos castelos abandonados na França que estão para visitação.
O Château Mothe-Chandeniers é um dos poucos castelos abandonados na França que estão para visitação. | Foto: Reprodução.

Localizado há cerca de 30 quilômetros ao sul da França, estão as ruínas do Château Mothe-Chandeliers. Construído em meados do século XIII d. C. Após invasões durante o período da Idade Média e da Revolução Francesa, o castelo passou por um processo de recuperação no século XIX, porém, sofreu um incêndio em 1932 que o destruiu quase por completo. As ruínas do castelo ficam na cidade de Val de Loire e está aberto para visitação.

2 – Castelo de Saint-Ulrich, Haut-Rhin

Castelo de Saint-Ulrich, do século XI.
Castelo de Saint-Ulrich, do século XI. | Foto: Reprodução.

Construído no século XI, o Château de Saint-Ulrich se encontra nas alturas do município de Ribeauvillé em Haut-Rhin, há 17 quilômetros a noroeste de Colmar. É o maior e melhor castelo conservado com vista ao vale de Strenghach .

Residência da família Ribeaupiérre, nobres da feudal alsaciana, cujos descendentes tornaram seu nome a região. Historiadores parecem indicar que esta família morreu em 1673, mas vestígios podem ser encontrados na história, após fuga para a Suíça.

O castelo também foi ponto de apoio militar. Um exército foi afetado durante a Guerra dos Trinta Anos em meados do século XVII. Logo após, o castelo foi redesenhado, porém, abandonado a partir do século XVIII. Seus dados incluem a torre quadrada, o edifício principal do século XIII, a capela do século XIV e o recinto de St. Ulrich, do século XV. Atualmente, aberto para visitas durante todos os dias.

3 – Castelo Gaillard Eure, Normandia

O Castelo Gaillard é um dos diversos castelos construídos por Rei Ricardo I, Coração de Leão.
O Castelo Gaillard é um dos diversos castelos construídos por Rei Ricardo I, Coração de Leão. | Foto: Reprodução.

Constituído por grande parte da história francesa, o Château Gaillard tem mais de 800 anos, situado do Centro de Normandia, nas proximidades do Rio Senna e há 100 quilômetros da capital, Paris.

A construção foi a pedido do Rei Coração de Leão, que também era conhecido como Rei Ricardo I da Inglaterra e duque de Normandia. Durante um longo período de cerco durante o ano de 1204, os franceses conseguiram acesso ao castelo e o invadiram. No século XVI, o Rei Henrique VI ordenou a demolição do castelo. Hoje, restam apenas suas ruínas.

4 – Forte de Malamot, Savoy

Forte de Malamot, localizado na França.
Forte de Malamot, localizado na França. | Foto: Reprodução.

O Forte de Malamot é uma estrutura militar que foi construída em 1889, acima do Monte Malamot, para avistar qualquer ataque inimigo proveniente das áreas do Lago Bianco e ao norte, pelo monte Pattacroce. O edifício e seus anexos foram atendidos pela estrada militar Bivio Varisello-Graset-Malamot, de aproximadamente 8700 metros de comprimento.

Atualmente, não é acessível em sua totalidade por veículos de motor. Quando o território foi anexado à França em 1947 pelo tratado de Paris, o forte deixou de ser utilizado.

5 – Castelo de Gudanes

Um dos castelos abandonados mais famosos na França.
Um dos castelos abandonados mais famosos na França. | Foto: Reprodução.

Castelo neoclássico do século XVIII, localizado na comuna de Chateau Verdun, do departamento de Ariége, sul da França. Foi construído no local de um antigo castelo destruído em 1580 e anos mais tarde, tornou-se monumento histórico do país.

Construído em 1700, estava abandonado desde 2013, quando uma família australiana comprou a propriedade e iniciou sua reforma que estava praticamente em ruínas. Artigos como louças antigas e demais utensílios encontrados nos aposentos estão sendo revitalizados para exposição aos visitantes. Atualmente, o Chateau de Gudanes passa por restauração e assim, se tornar ponto turístico, pelo menos é o esperado pela família proprietária.

______________________________________________________

Por Erica Silva – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas