quinta-feira, 28 março, 24
HomeEsporte5 clubes de futebol brasileiros mais bem sucedidos

5 clubes de futebol brasileiros mais bem sucedidos

O conceito de sucesso, por si, é bastante subjetivo, afinal, o que define um time de futebol ou alguém de sucesso? Seria o dinheiro, a fama, as conquistas, ou todos esses?

Com isso, decidi escrever essa matéria utilizando dos critérios mais abrangentes possíveis, que envolvem não só o financeiro dos clubes, mas também a história, tradição, popularidade e principais conquistas dessas instituições que mobilizam tantos torcedores apaixonados pelo esporte bretão.

Confira agora os 5 clubes mais bem sucedidos do futebol brasileiro.

5 clubes de futebol de sucesso no Brasil

​Grêmio Foot Ball Porto-Alegrense

O Grêmio está entre os clubes de futebol mais sucedidos e vitoriosos do País.
O Grêmio está entre os clubes de futebol mais sucedidos e vitoriosos do País. | Foto: Reprodução.

​Nada melhor para iniciar a lista do que o gigante tricolor gaúcho, o Grêmio. Considerado um dos times de futebol mais copeiros do Brasil, conta com uma sala de troféus invejável, e tem como principais títulos: 2 Campeonatos Brasileiros, 5 Copas do Brasil, 3 Libertadores da América, 1 Copa Intercontinental e 40 campeonatos Gaúchos. Além disso, o Grêmio conta com uma enorme torcida apaixonada, que torna os jogos em seus estádio, a Arena do Grêmio, um verdadeiro caldeirão para os adversários, e assim, mantém-se na maioria das vezes como postulante aos títulos, montando times competitivos ano após ano.

​São Paulo Futebol Clube

São Paulo Futebol Clube, time paulista.
São Paulo Futebol Clube, time paulista. | Foto: Reprodução.

​Do tricolor gaúcho vamos direto para o tricolor paulista, amado clube brasileiro. Apelidado por sua enorme torcida como “o Soberano”, e não por acaso. O São Paulo destaca-se por sua enorme regularidade ao longo de sua história, além de ser o recordista de títulos internacionais do Brasil até hoje. Mesmo passando por um mau momento, ainda não foi superado. Entre suas principais glórias estão: 3 Mundiais de Clubes, 3 Libertadores, 6 Campeonatos Brasileiros, 1 Torneio Rio-São Paulo e 22 Campeonatos Paulistas. Possui também a terceira maior torcida do país, atrás somente de Flamengo e Corinthians, e manda seus jogos no majestoso estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.

​Clube de Regatas do Flamengo

Além de bem sucedido, o Flamengo possui a maior torcida de futebol do Brasil.
Além de bem sucedido, o Flamengo possui a maior torcida de futebol do Brasil. | Foto: Reprodução.

Falando de torcida, esse dispensa maiores apresentações. Como diz em seu belíssimo hino : “Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer”. Não há nada que represente mais este gigante do Rio de Janeiro do que este lema. O clube de futebol rubro-negro, que teve origem no remo, em 1895, arrasta multidões para onde quer que vá, de norte a sul do Brasil, e, por quê não dizer, do mundo. Com o impulso das arquibancadas, o Flamengo sempre se manteve no topo, superou os momentos mais difíceis e continua a empilhar troféus na Gávea. Possui em sua galeria de troféus: 1 Copa Intercontinental, 2 Libertadores da América, 8 Campeonatos Brasileiros, 3 Copas do Brasil, 1 Torneio Rio-São Paulo e 37 Campeonatos Cariocas. Vale ressaltar que, no momento, detém o recorde de mais títulos oficiais de um clube brasileiro, com 59 no total.

​Sociedade Esportiva Palmeiras

O Palmeiras está entre os times mais bem sucedidos do futebol brasileiro.
O Palmeiras está entre os times mais bem sucedidos do futebol brasileiro. | Foto: Reprodução.

A cor verde da nossa bandeira não poderia ser melhor representada, se não pelo gigante Palestra. O tradicionalíssimo clube paulista de origem italiana é, atualmente, o maior campeão nacional isolado. Seus principais títulos são os impressionantes 10 Campeonatos Brasileiros, 2 Libertadores da América, 4 Copas do Brasil, 5 Torneios Rio-São Paulo e 23 Campeonatos Paulistas. O alviverde e sua torcida que canta e vibra, juntos, formam um esquadrão difícil de digerir para os adversários. Seja na forma de Allianz ou de Parque Antártica, acumulam glórias ano após ano, e hoje contam com uma das gestões mais exemplares do futebol na América Latina.

​Sport Club Corinthians Paulista

Corinthians, um dos times com maior torcida brasileira. | Foto: Reprodução.

O Timão, por sua vez, não fica atrás de seu rival. Assim como o Flamengo, o clube alvinegro da capital ​tem uma torcida de proporções espetaculares, capaz até mesmo de virar um jogo. Não por acaso é chamada de “Fiel” a segunda maior torcida brasileira. Ao longo de sua brilhante história, abocanhou títulos de extrema relevância, como 2 Mundiais de Clubes, 1 Libertadores da América, 7 Campeonatos Brasileiros, 3 Copas do Brasil e 30 Campeonatos Paulistas. Vale destacar o Corinthians por seu amplo domínio regional, mesmo que, entre os anos de 1954 e 1977, não tenha levantado sequer uma taça, continua sendo isolado o maior campeão do Estado de São Paulo, do estadual mais competitivo do Brasil.

O futebol brasileiro é imensamente rico em clubes gigantes e poderosos, tanto que, foi muito difícil escolher apenas cinco representantes para essa lista. Santos, Cruzeiro e Internacional, por exemplo, deixaram de entrar por puro capricho. Contudo, esta é apenas a minha opinião, com base em critérios específicos, então, sinta-se livre para discordar e debater esse tema numa mesa de bar com os amigos. Afinal, o que faz esses clubes alcançarem o sucesso, são os seus torcedores, que sempre estão em busca de mais, para provar a seus rivais, de uma vez por todas, quem é o maior.

__________________________________________________________

Por Gustavo Oreb Martins – Fala! Cásper