sexta-feira, 26 abril, 24
HomeSaúde5 alimentos que ajudam o cabelo a crescer bonito e saudável

5 alimentos que ajudam o cabelo a crescer bonito e saudável

Fazer o cabelo crescer mais rápido é o desejo de muitas mulheres! Porém, o mais importante é entender que o ciclo de crescimento dos cabelos depende de uma série de fatores, como, por exemplo: genética, estilo de vida, uso de produtos, entre outros fatores. De acordo com dermatologistas, o fio de cabelo pode crescer cerca de um centímetro ao mês – 12 centímetros por ano. No entanto, com uma alimentação saudável e a escolha dos nutrientes certos, é possível dar uma ajudinha nesse processo.

São diversos fatores que influenciam na saúde capilar e consequentemente no crescimento dos fios. Não lavar o cabelo corretamente, má alimentação, fazer chapinha e secar o cabelo sem proteção térmica, essas são algumas das razões que fazem os fios quebrarem e o cabelo não crescer.

Utilizar produtos de qualidade é mesmo importante, mas não é tudo! Você sabia que a saúde de seus cabelos também passa por sua boca? Isso mesmo, a alimentação pode ajudar ou prejudicar o crescimento dos fios. Adotar hábitos favoráveis, como uma alimentação equilibrada e composta dos nutrientes certos, é, portanto, uma forma de dar uma ajudinha para acelerar o processo de crescimento.

Para deixar o cabelo crescer de forma saudável é preciso uma alimentação de qualidade. | Foto: Freepik.

O que devo fazer para cabelo crescer mais rápido?

Muitas pessoas desejam cabelos mais fortes e saudáveis, especialmente à medida que vão envelhecendo. Curiosamente, seu cabelo cresce cerca de 1,25 cm por mês e 15 cm por ano. A rapidez com que ele cresce depende de fatores como idade, saúde, genética e dieta como já falamos antes.

Embora você não possa alterar fatores como idade e genética, a alimentação é algo sobre o qual você tem total controle. Na verdade, consumir alimentos sem os nutrientes certos pode levar à queda de cabelo.

Por outro lado, se comer alimentos com os nutrientes certos pode ajudar a promover o crescimento do cabelo, especialmente se você estiver enfrentando queda de cabelo devido à má nutrição.

Como fazer o cabelo crescer com 5 alimentos

Incluir em quantidades adequadas esses alimentos pode ajudar na saúde de seu organismo e de seus cabelos!

1. Abacate

O abacate é rico em vitaminas B, E e ácidos oleicos (gorduras saudáveis), que ajudam a estimular um crescimento capilar forte, com fios bonitos e mais macios, e evitar os indesejados danos causados por processos agressivos que podem comprometer o crescimento dos fios.

2. Amêndoas

As amêndoas ajudam a prevenir o problema da queda capilar. Elas são ricas em vitamina E, fundamental para nutrir o couro cabeludo e favorecer o crescimento dos fios – não é à toa que o óleo de amêndoas é tão apreciado para manter os cabelos bonitos.

3. Frutas cítricas

As frutas cítricas têm o poder de proteger as fibras de colágeno na raiz e nos fios, são ricas em vitamina C (sendo antioxidantes), o que ajuda a evitar problemas como o ressecamento e a fragilidade dos fios, que fazem com que o crescimento capilar não seja percebido e até seja prejudicado. Ainda, seus nutrientes ajudam a ativar a microcirculação do couro cabeludo, o que, por sua vez, auxilia no crescimento dos fios.

4. Peixes – especialmente salmão, atum e sardinha

Esses são importantes fontes de ômega-3, que ajudam a proteger o couro cabeludo e fazer com que os cabelos cresçam fortes. Também atuam para evitar a queda dos fios e deixar as madeixas ainda mais bonitas e brilhantes.

5. Ovos

Os ovos também são importantes aliados na hora de buscar formas de como fazer o cabelo crescer. Isso tudo porque eles são uma excelente fonte de reposição de proteínas que formam o fio, mas que sofrem danos em nossa rotina.

E como se não fosse o bastante, por ser rico em ômega-3 e biotina, o que estimula um crescimento ainda mais forte e saudável para nossos cabelos.

Como ter cabelo mais forte?

Agora que você já conhece alguns alimentos que ajudam no crescimento do cabelo e já sabe o que deve inserir na sua alimentação, saiba o que fazer para manter os fios mais fortes e bonitos.

Além dos cuidados citados acima, lembre-se de ter uma alimentação saudável, com baixa ingestão de açúcar, farinha branca e álcool.

• Jamais secar o cabelo ou fazer chapinha sem uma proteção térmica.
  • Lavar os fios com produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Se você não sabe qual é o seu tipo de cabelo, o dermatologista irá te ajudar nessa missão.
  • Não durma de cabelo molhado.
  • Faça regularmente a hidratação com os produtos para o seu tipo de cabelo.
  • Abandone o tabagismo.
  • Crie um cronograma capilar.

Se o seu cabelo está sofrendo algum dano e não cresce mesmo com a alimentação e produtos certos, é a hora de procurar a ajuda de um profissional. Só assim o seu problema será identificado e tratado da melhor maneira possível.

________________________________________________________________

Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco