Primeiro, entenda que não existem alimentos específicos que te farão emagrecer ou engordar. Entretanto, a quantidade ingerida de cada um determinará isso. Enxergue o seu corpo como uma máquina, em palavras simples: ao fornecer a energia certa na quantidade certa, ele funcionará bem. E para que isso aconteça, é importante o acompanhamento de um nutricionista.
Alimentos industrializados, com muitos conservantes, gordura hidrogenada e lotados de açúcar causam muitas inflamações. Ao optar por vegetais, frutas, verduras e legumes, estará ingerindo vitaminas e sais minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Especialmente no jantar, é importante que você pense no seu sono. Como carnes vermelhas são de digestão lenta, o ideal é que não haja consumo. Outras fontes de proteína de digestão mais rápida são os peixes, frutos do mar e ovos, que combinadas com uma salada e uma fonte de carboidrato formam uma refeição completa e balanceada.
Principalmente para quem pratica atividade física no final da tarde e à noite, o consumo de uma fonte de carboidrato no jantar (refeição após o treino) é importante para reposição de substrato energético.
Para acompanhar…
Opte por chás após o jantar: eles auxiliam na digestão, o que contribui para que sua noite de sono seja mais completa e leve. Hortelã, menta e erva cidreira são algumas opções.
Caso esteja com dificuldades para dormir, a camomila age contra a insônia e também pode ser consumida após a refeição.