4 ferramentas úteis para a produtividade no trabalho
Menu & Busca
4 ferramentas úteis para a produtividade no trabalho

4 ferramentas úteis para a produtividade no trabalho

Home > Lifestyle > 4 ferramentas úteis para a produtividade no trabalho

Ter organização para aumentar a produtividade no trabalho é algo que pode parecer difícil para algumas pessoas. Mas, ao focar no rendimento, criar novos projetos e desenvolver processos é uma tarefa que fica muito mais fácil. Para isso, existem indicadores de produtividade que auxiliam no seu desempenho laboral. Assim, confira a seguir, quatro ferramentas úteis para melhorar o desenvolvimento das tarefas e a estipulação de prazos. Saiba mais!

ferramentas para produtividade
Conheça quatro ferramentas para a produtividade no trabalho | Foto: unsplash.com

Trello

Em primeiro lugar, organize sua vida utilizando o Trello. Essa é uma ferramenta de produtividade para quem quer otimizar o tempo. Pois, auxilia na organização dos fluxos de trabalho, nos projetos coletivos e no rendimento nas tarefas do cotidiano. Nele, é possível integrar outros sites de comunicação em sua caixa de mensagens, automatizando seus serviços e deixando seu perfil mais compacto.

Algumas funcionalidades que envolvem o Trello são os cartões virtuais e os quadros de aviso que disponibilizam a gestão eficaz dos seus projetos e iniciativas da empresa. Em cada um dos cartões dispostos em sua interface existe a possibilidade de: 

  • criar descrições; 
  • checklists;
  • personalizar seu próprio layout;
  • colocar links de conteúdos externos;
  • e até anexar imagens, por exemplo. 

Além disso, ainda é possível estabelecer a participação de outros integrantes nas suas atividades, tornando seu aplicativo mais dinâmico, comunicativo e envolvente.

Aplicativos da técnica Pomodoro

Em segundo lugar, o Pomodoro é uma técnica conhecida para otimizar a rotina e as responsabilidades que geralmente levam mais tempo e são de fácil distração. Muitos aplicativos se inspiraram nela e também têm esse intuito e, por isso, podem auxiliar o seu trabalho. 

Em resumo, o método consiste em dividir suas tarefas em quatro tempos e intercalar seus momentos de foco com um intervalo curto. Ou seja, marque 25 minutos para se concentrar nas suas atividades e cinco minutos após esse tempo para um descanso. Assim, após duas horas, você terá realizado quatro “pomodoros” e fará um descanso maior de 30 minutos.

O método Pomodoro é vantajoso por agregar muitos benefícios à sua rotina como, por exemplo: 

  • alívio de ansiedade; 
  • atenção sem interrupções; 
  • aumento da motivação e conscientização das suas metas; 
  • determinação para seus objetivos; 
  • bem como, melhora no processo de estudo. 

Além disso, a partir dessa técnica também é possível manter um bom balanceamento entre o descanso e a concentração.

tecnica pomodoro
Muitos apps se inspiraram na técnica Pomodoro | Foto: unsplash.com

Forest

Em suma, o Forest é uma aplicação para dispositivos móveis onde você monta uma floresta virtual no seu aparelho e, quando você abre outros aplicativos na hora em que deveria estar concentrado, suas árvores “morrem” dentro da plataforma. Dessa forma, a sua proposta é simples: evitar as distrações de outros aplicativos no celular e focar somente nas suas tarefas. As árvores ajudam, apesar de fictícias, pois são um incentivo para retomar às suas atividades e não perdem tempo com as redes sociais.

Evernote

Por fim, o Evernote é outra plataforma bem conhecida para a produtividade. Ele permite sincronizar outras plataformas de comunicação e envio de arquivos, como o Gmail, Outlook, Google Drive, Microsoft Teams e Trello. Além de fazer a digitalização e armazenamento de qualquer documento em papel, no caso, escaneando o impresso por meio da câmera do seu dispositivo móvel. 

O Evernote on-line pode ser utilizado tanto em página web, como também em forma de aplicação baixada do seu sistema operacional. Assim, permitindo a sincronização da sua conta em até dois dispositivos no plano gratuito.

No pacote premium, o limite de armazenamento é maior e o tamanho de uma nota pode alcançar até 200 MB, além de permitir acesso off-line às anotações em PDF. Ainda existem outros mecanismos no plano business: as exclusividades permitem o acesso ao histórico e gerenciamento de dados das atividades da equipe, centralização da administração das contas e outros benefícios que ajudam na produtividade e organização durante o trabalho.

_______________________________________
Por Niara Viana de Brito – Fala! PUC

Tags mais acessadas