quinta-feira, 2 maio, 24
HomeCultura151 anos de Oswaldo Cruz: Conheça a história do sanitarista brasileiro

151 anos de Oswaldo Cruz: Conheça a história do sanitarista brasileiro

Hoje, 5 de agosto, faz 151 anos do nascimento de Oswaldo Cruz, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista que marcou a história da medicina brasileira. Nascido em 5 de agosto de 1872, na cidade de São Luís do Paraitinga, em São Paulo, ele dedicou sua vida ao combate de epidemias e à promoção de medidas sanitárias que impactaram a saúde da população brasileira.

151 anos Oswaldo Cruz
Conheça a história de Oswaldo Cruz. | Foto: Montagem

Filho de Bento Gonçalves Cruz e Amália Bulhões Cruz, Oswaldo Cruz demonstrou interesse precoce pelas ciências naturais. Aos 15 anos, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, hoje parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se destacou como estudante e formou-se posteriormente como médico.

A carreira de Oswaldo Cruz teve um ponto de virada em 1899, quando assumiu a direção da Diretoria Geral de Saúde Pública, cargo equivalente ao de um Ministro da Saúde atualmente. A partir desse momento, ele conduziu uma série de ações para combater endemias, como a febre amarela, a varíola e a peste bubônica, que assolavam o Rio de Janeiro e outras regiões do Brasil.

Outro marco de sua carreira foi a Campanha de Erradicação da Febre Amarela, realizada entre 1903 e 1904. Cruz promoveu medidas de saneamento e extermínio do vetor. A campanha foi um sucesso, erradicando a febre amarela do Rio de Janeiro e recebendo reconhecimento internacional.

Além disso, Oswaldo Cruz foi um dos responsáveis pela fundação do Instituto Soroterápico Federal, hoje conhecido como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 1900. Esse instituto teve um papel crucial na pesquisa e na produção de soros e vacinas para diversas doenças, contribuindo significativamente para a saúde pública do país.

O sanitarista também se destacou no combate à varíola. Em 1904, enfrentou um episódio conhecido como a Revolta da Vacina, quando a população se insurgiu contra a obrigatoriedade da vacinação contra a doença. Apesar das resistências e dos conflitos sociais, a vacinação em massa acabou sendo implementada, resultando na diminuição expressiva da mortalidade pela varíola.

Em 1909, Oswaldo Cruz foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, evidenciando sua contribuição para as ciências e a sociedade além do campo da saúde.

Legado de Oswaldo Cruz e o Dia Nacional da Saúde

O legado de Oswaldo Cruz vai muito além do combate às doenças. Seu trabalho foi essencial para a consolidação da saúde pública como uma política de Estado, contribuindo para a criação de órgãos e instituições que perduram até os dias atuais.

A contribuição de Oswaldo Cruz é tamanha que no 05 de agosto, data de seu aniversário, passou a ser conhecido como o Dia Nacional da Saúde. Essa data também tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde e do combate a doenças, relembrando a trajetória do sanitarista e seus ensinamentos.

Oswaldo Cruz faleceu em 11 de fevereiro de 1917, aos 44 anos de idade, deixando um legado que transcende gerações. Sua visão visionária e sua atuação incansável na área da saúde pública tornaram-no uma figura ímpar na história do Brasil, sendo um exemplo de dedicação, compromisso e empenho no cuidado com a saúde e o bem-estar da população. O Dia da Saúde é, portanto, uma oportunidade para relembrarmos suas conquistas e para refletirmos sobre a importância de investir e promover a saúde em nossa sociedade.

Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!