Confira 12 livros que podem ajudar você a alavancar as vendas no mercado online através do marketing digital e alcançar milhões de pessoas.
12 livros que podem te ajudar no marketing do seu negócio
O mercado do marketing digital vem se tornando cada vez mais importante na vida de empreendedores de todo o Brasil. Sendo um ramo que se atualiza a cada dia, é importante que os trabalhadores, comerciantes e donos de pequenas empresas continuem a estudar sobre o tema constantemente, para que possam saber cada vez mais técnicas de vendas e expandir sua base de clientes. Confira 12 livros de marketing que te ajudarão nos negócios:
1. A Cauda Longa – Livro por Chris Anderson
O livro explica detalhadamente o conceito de nicho e como trabalhar o seu marketing em cima dele. O autor ressalta a importância dos nichos de mercado, ensinando como vender menos quantidades de um número cada vez maior de produtos.
2. Contágio: Por que as Coisas Pegam – Livro por Jonah Berger
O que torna as coisas populares? Essa é a pergunta que embasa o livro “Contágio”, de Jonah Berger, professor de Marketing de Wharton. Além das propagandas, o livro retrata o papel das opiniões no mercado de vendas atual, discorrendo sobre a importância do conceito por trás de um produto e como isso deve ser trabalhado. O livro também responde perguntas como: “O que faz um conteúdo online tornar-se viral?”, mostrando como alavancar conceitos para elaborar conteúdo compartilhável.
3. Marketing na Era Digital: Conceitos, Plataformas e Estratégias – Livro por Martha Gabriel
Para quem deseja se reinventar e fazer com que seu negócio bombe no meio digital, o livro de Martha Gabriel é uma ótima opção de estudo. Na obra, a autora debate sobre as mudanças do mercado na última década com a inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas e sua difusão é crescente. Segundo a autora, as estratégias de marketing precisam englobar e considerar a dimensão tecnológica emergente e o impacto das transformações sociais nos negócios e o livro ensina como fazer isso.
4. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI – Livro por Rafael Rez
Feito para empresários que querem expandir seu negócio no mundo digital e empreendedores iniciantes, o livro ensina esse público a como atrair o interesse de mais clientes e aumentar suas vendas. Indicado também para profissionais do marketing, comunicação ou mídia que querem se atualizar sobre Marketing Digital, esse livro fala sobre o presente e o futuro do marketing, ensinando comerciantes a emplacarem no número de vendas através da internet.
5. Free: o futuro dos preços – Livro por Chris Anderson
Neste livro, Anderson discorre sobre a tendência de zerar custos trazida pela era digital. Segundo o autor, a ideia partiu de um dos capítulos do livro “A cauda longa”, que trata da economia da abundância; “Ao perceber que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do gratuito, resolveu mostrar como as pessoas fazem dinheiro e quais são as implicações disso“, trecho retirado do Google Books.
6. Os 8 P’s do Marketing Digital – Livro por Conrado Adolpho
Produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance: Os 8 Ps do Marketing Digital trazem para profissionais de marketing, administradores, empresários, profissionais liberais e estudantes o passo a passo para gerar engajamento online que, futuramente, se converterá em vendas. O livro ensina como usar a internet como uma ferramenta de negócios lucrativa.
7. Copywriting – Volume 1: O Método Centenário de Escrita mais Cobiçado do Mercado Americano – Livro por Paulo Maccedo
A proposta do livro tem como objetivo mostrar métodos para que o leitor aumente seu poder de comunicação e desenvolva discursos que o ajudem emplacar nas vendas por meio da internet.

8. A Revolução Das Mídias Sociais – Livro por André Telles
A obra ajuda o leitor a utilizar as mídias sociais a favor do seu negócio, discorrendo sobre os diferentes tipos de mídias sociais como sites, podcasts, microblogging, redes sociais focadas para games, media sharing, life casting, etc. O livro também mostra os melhores tipos de postagens e automações para realizar em cada rede.
9. O ponto da virada – Livro por Malcolm Gladwell
Neste livro, o autor discute sobre tendências e quais os pré requisitos para que um produto vire “moda” ou para que um conteúdo se torne viral. Nessa obra, o leitor ganhará dicas de como alavancar os produtos da sua marca e converter o engajamento do público no maior número de vendas possíveis.
10. As 22 Consagradas Leis Do Marketing – Livro por Al Aires Ries e Jack Trout
Dentre os livros da lista, este é um dos mais cobiçados. Nele, o autor discorre sobre as 22 consagradas leis do marketing, sendo elas:
- Lei Número 1: Liderança
- Lei Número 2: A Categoria
- Lei Número 3: A Mente do Consumidor
- Lei Número 4: Percepção
- Lei Número 5: Enfoque
- Lei Número 6: Exclusividade
- Lei Número 7: A Lei da Escada
- Lei Número 8: Dualidade
- Lei Número 9: O Contrário
- Lei Número 10: Divisão
- Lei Número 11: Perspectiva
- Lei Número 12: Extensões de Linha
- Lei Número 13: Sacrificio
- Lei Número 14: Atributos
- Lei Número 15: Sinceridade
- Lei Número 16: Singularidade
- Lei Número 17: Incerteza
- Lei Número 18: Êxito
- Lei Número 19: Fracasso
- Lei Número 20: Exageração
- Lei Número 21: Aceleração
- Lei Número 22: Recursos
11. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano
O novo modelo de marketing – Marketing 3.0 – explica a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0), para um marketing centrado no ser humano (3.0), tratando, discorrendo sobre os seres complexos e multifacetados que são as pessoas (clientes).
12. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital – Livro por Iwan Setiawan e Philip Kotler
Sendo este a sequência do último livro recomendado nessa lista, o livro Marketing 4.0, feito por Philip Kotler junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, fala sobre as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).