12 Instituições que merecem doação e voluntários
Menu & Busca
12 Instituições que merecem doação e voluntários

12 Instituições que merecem doação e voluntários

Home > Notícias > Urbano > 12 Instituições que merecem doação e voluntários

Pensar em todos os problemas do mundo como um todo pode ser desesperador, mas quando se separa cada um deles e pesquisa como pode ser feito para ajudar, fica mais fácil de se entender como esse problema pode ser diminuído cada vez mais. Por esse motivo é tão importante conhecer e divulgar quais são as instituições que merecem doação e voluntários.

Apenas uma simples doação pode ser o suficiente para mudar a vida de várias pessoas ou animais, já que elas permitem que essas instituições possam continuar em suas missões, impactando mais e mais a causa pela qual lutam. 

É natural que algumas causas específicas estejam conectadas a você, seja de maneira pessoal ou direta. Pode ser que causas ambientais te chamem mais a atenção, ou que você seja engajado mais nas causas sociais.

Continue lendo para ver algumas instituições que merecem doação e voluntários!

Instituições que merecem doação e voluntários.
Instituições que merecem doação e voluntários. | Foto: Unsplash.

Conheça 12 instituições que precisam de doação e voluntários

1. Instituto Ação e Educação

A primeira instituição é o Instituto Ação e Educação, que tem como público alvo crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de idade. Seu trabalho surgiu em 1998, quando a idealizadora do projeto Maria da Glória Costa de Miranda passou a observar as dificuldades e também de aprendizado que as crianças de sua região, o Jardim Itapura, sofriam, por terem que começar a trabalhar cedo para ajudar na renda de casa. Muitas não chegaram a completar o Ensino Fundamental. 

Além da deficiência escolar, ocorriam problemas como a má alimentação, falta de higiene, dificuldades relacionadas à moradia e indisciplina escolar. A partir do ano de 2007, o IAE começou a sua missão com uma equipe disposta a continuar e aprimorar o projeto. 

Depois dessa data, a missão do Instituto Ação e Educação é sempre proporcionar uma educação adequada para as crianças e adolescentes, em um ambiente propício e que tenha como promover o desenvolvimento físico, emocional e também intelectual de cada um dos alunos, e que possa contribuir para que cada um deles consiga ter um próprio projeto de vida.

O trabalho é feito de uma forma coletiva, que tem objetivos bem definidos, junto com eficácia, transparência e também comprometimento com a questão social pela qual trabalha. O Instituto Ação e Educação tem uma infraestrutura ainda limitada, mas que foi construída com todo o esforço de todos os anos já trabalhados, e tem como objetivo a ampliação desse espaço para conseguir atender mais crianças ainda e acabar com todas as filas de espera por vagas.

2. Casas André Luiz

A segunda das instituições que merecem doação e voluntários é a Casas André Luiz, que existe desde 1949 e fica em Guarulhos, São Paulo. Eles fazem atendimentos de forma gratuita para mais de 1.400 pacientes diagnosticados com necessidades especiais. A instituição Casas André Luiz aceita a doação de alimentos, roupas (principalmente roupas de frio), calçados, eletrônicos, eletrodomésticos e qualquer produto usado que esteja em bom estado. A coleta dessas doações pode ser feita diretamente na casa do morador caso ele seja um residente da região da Grande São Paulo. Todas as doações são vendidas no bazar beneficente que a própria instituição realiza. Caso queira mais informações, é só contatar o número (11) 2459-7000.

3. Liga Solidária

A terceira da lista de instituições que merecem doação e voluntários é a Liga Solidária. Ela foi fundada em 1923, com o nome Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, e é uma organização da sociedade civil (também conhecida como OSC), por isso, é sem fins lucrativos e desenvolve programas de educação, longevidade e também cidadania que chegam a beneficiar mais de 13 mil crianças, adolescentes, adultos e também idosos. Grande parte do trabalho que é realizado pela Liga Solidária é desenvolvido dentro do Complexo Educacional Educandário Dom Duarte (com a sigla EDD), que fica localizado no Distrito Raposo Tavares. A Liga Solidária também desenvolve ações sociais em mais outros bairros dentro da cidade de São Paulo, e são eles o bairro da Saúde, Rio Pequeno e Cidade Monções. Você pode doar alimentos, roupas de cama, roupas tanto para crianças quanto adultos, instrumentos musicais, brinquedos, equipamentos de informática, móveis e eletrodomésticos. Entre em contato com o número (11) 3670-2911 para saber mais!

4. Força do Bem

A Força do Bem é a quarta instituição da lista, e foi fundada em 2008. Ela é composta por um grupo de amigos que se reúne com o objetivo de levar esperança e alegria para crianças carentes, idosos e pessoas hospitalizadas dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Sempre fantasiados de palhaços, princesas, mágicos e super-heróis, esses voluntários conseguem levar centenas de pessoas para o mundo da fantasia, onde esquecem seus problemas e podem realizar seus sonhos. Durante as visitas feitas, esse grupo distribui também materiais escolares, brinquedos, roupas, alimentos, artigos de higiene e muitos outros itens. Cada uma dessas campanhas chega a beneficiar em média 1500 crianças, e na durante o período pandêmico, em torno de cinco mil famílias contaram com a ajuda da Força do Bem. Atualmente, estão arrecadando brinquedos e materiais escolares, e podem ser coletados diretamente na casa do doador. Para saber mais, entre em contato com (31) 9106-6293.

5. O Proação

O Núcleo de composição de parcerias em projetos e ações (também chamado de O Proação) foi fundado em 2005, também em Belo Horizonte, e tem como objetivo oferecer a crianças e jovens de ambientes de risco social e pessoal um novo espaço, onde podem  ter um desenvolvimento de diversas habilidades, além da promoção de uma maior autoestima, possibilitação de crescimento pessoal e interpessoal, sempre com competência e cidadania. Essa entidade é sustentada por uma rede que compartilha esse mesmo desejo, de sempre garantir que as crianças e adolescentes tenham sempre acesso a isso, com a permanência e o aprendizado de uma forma ampla e sem restrições. O foco de atenção principal do “O Proação” é ajudar a criança e o adolescente, oferecendo melhores condições e oportunidades para se construir um novo projeto de vida. Você pode doar fraldas, produtos de limpeza, brinquedos, alimentos e roupas. Entre em contato com (31)3658-5798.

6. Projeto Romper

O Projeto Romper surgiu há cerca de 22 anos, na cidade de Belo Horizonte. Os seus fundadores notaram o tamanho da necessidade de se amparar e assistir os jovens de 3 e 17 anos em todas as suas necessidades básicas, como o cuidado com a alimentação diária, o apoio e estímulo a continuidade da vida escolar e também promovendo um maior número de atividades lúdicas, evitando que aconteça um ingresso na marginalidade. O Projeto Romper promove passeios culturais e de lazer, estimulando sempre a autoestima dessas crianças e adolescentes. Hoje em dia já são cerca de 86 crianças e 25 adolescentes que contam com a assistência do Projeto, além das 80 mulheres jovens empreendedoras que frequentam aulas de estética, rodas de conversa, lazer, capacitação e também muitas outras atividades. Você pode doar roupas, brinquedos, calçados, móveis, livros e também materiais para reciclagem. O endereço do Projeto Romper é Rua Treze de Setembro, 285, Alpes, em Belo Horizonte. Para mais informações, entre em contato com (31) 99435-4330.

7. Exército de Salvação

A instituição Exército de Salvação é internacional, nasceu no Reino Unido no ano de 1865, para conseguir ajudar a suprir as necessidades (tanto espirituais quanto físicas) que eram carregadas por milhares de homens, mulheres e também crianças que estavam em situação de miséria em Londres naquela mesma época. Esse movimento cresceu de forma rápida, e hoje já está presente em mais de 120 países. O Exército da Salvação chegou em solo brasileiro no ano de 1922, e é responsável pelo trabalho super diversificado, que atende crianças, adolescentes, idosos e também mulheres que se encontram em uma situação de vulnerabilidade social em todas as unidades assistenciais.

A sede do Exército de Salvação fica em São Paulo, mas isso não significa que seu trabalho é restrito apenas a essa região, e atua em mais várias outras cidades do Brasil. A instituição do Exército de Salvação aceita doações de roupas, sapatos e também brinquedos. Grande parte das doações recebidas são colocadas à venda no bazar beneficente feito pela própria instituição. Caso você seja um morador de São Paulo, Curitiba ou do Rio de Janeiro, você pode entrar em contato com eles e pedir que seja feita a retirada dos objetos na sua casa. Para ter mais informações, entre em contato com 4003-2299.

8. Instituto da Criança

O Instituto da Criança tem 26 anos de história, e atua como uma forma de aproximação entre qualquer pessoa jurídica que têm condições e também vontade de contribuir com a causa, mas não tem ideia de fazer com que esse investimento realmente chegue a quem precisa dele. Dessa forma, o Instituto da Criança faz a ponte entre esses dois extremos e articula entre eles, assessorando as empresas e também direcionando seus recursos financeiros, humanos e materiais, além de conhecimentos técnicos que tem o intuito de promover um desenvolvimento social. Todos os anos, a instituição investe em projetos e campanhas de educação, cidadania, geração de renda e também desenvolvimento comunitário. Para ter mais informações, é só ligar no número (21) 2239-9555.

9. Viva Cazuza

A instituição Viva Cazuza foi fundada em 1990, em memória do famoso cantor e compositor Cazuza, que faleceu nesse mesmo ano por conta da Aids. A instituição iniciou seus trabalhos com parceria com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, localizado no Rio de Janeiro. Porém, em 1992, ela se desligou do hospital e começou a trabalhar em seu projeto independente, auxiliando as pessoas carentes que portam o vírus do HIV. O principal objetivo da instituição é sempre dar assistência a crianças e adolescentes carentes e portadores do vírus da aids, junto a uma assistência social a pacientes adultos em tratamento, e difundir mais informações científicas sobre o vírus, para esclarecimento de qualquer dúvida, seja ela de pessoas leigas ou profissionais da saúde. É possível fazer a doação de brinquedos para crianças carentes. Para mais informações, contacte o número (21) 2551-5368.

10. Larzinho Chico Xavier

O Larzinho Chico Xavier é uma instituição que tem sede em Brasília, com a missão principal de promover acolhimento, de caráter transitório, a todas as crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Todos os jovens acolhidos pela instituição têm entre zero e dezessete anos de idade, e são todos encaminhados pela Vara da infância e da juventude do Distrito Federal. Essa associação, chamada de Lar Infantil Chico Xavier ou apenas Larzinho, foi fundada no ano de 1995 e já conseguiu acolher mais de 300 crianças e jovens. Você pode doar alimentos, brinquedos, produtos de higiene, produtos de limpeza e roupas. Para saber mais, ligue (61) 98266-2713.

11. Abrace

A Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias surgiu em 1986, depois que um grupos de pais com filhos que faziam tratamento de câncer no Hospital de Base do Distrito Federal (também chamado de HBDF) se uniu para ajudar outros pais que passavam pelas mesmas dificuldades. A Abrace tem como maior objetivo ajudar todas as famílias que, além do câncer, enfrentam dificuldades socioeconômicas que apenas agravam ainda mais essa situação. A instituição foi responsável pela contribuição que permitiu que o índice de cura do Distrito Federal saísse de 50% e chegasse a 70%, e o índice de abandono do tratamento de câncer saiu de 28% e chegou a ser zerado. A Abrace aceita doações de roupas e alimentos, e pode retirar na casa de doadores residentes em Brasília. Para mais informações, ligue para (61) 3212-6000.

12. Casa Ronald McDonald

A Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1994, e é responsável por oferecer, de forma gratuita, a hospedagem, alimentação e transporte para hospitais, além de complementar o atendimento fortalecer ainda mais a missão, proporciona um suporte psicossocial, atividades recreativas aos pacientes e suas famílias, juntos com cursos profissionalizantes, tudo com acompanhamento escolar e também assistência dos programas Bolsa de Alimentos, Amor de causa a muitos outros para as famílias que passam pelo tratamento de câncer infantojuvenil.

Agora, com essa lista de instituições que merecem doação e voluntários, não perca tempo e escolha uma para ajudar!

____________________________________________________________

Por Fernanda de Andrade Silva – Fala! Cásper

Tags mais acessadas