10 sugestões de produções nacionais para assistir no Globoplay
Menu & Busca
10 sugestões de produções nacionais para assistir no Globoplay

10 sugestões de produções nacionais para assistir no Globoplay

Home > Cinema e Séries > 10 sugestões de produções nacionais para assistir no Globoplay

Em 2015, o Grupo Globo lançou uma plataforma de streaming que, em princípio, colocaria disponível toda a programação do seu canal de televisão e dos filmes produzidos pela empresa.

assistir a filmes na globoplay
GloboPlay. | Foto: Reprodução.

Nos últimos anos, entretanto, ela vem ganhando destaque pela disponibilização de novos filmes, séries e programas de TV internacionais e famosos. Além disso, o serviço ainda é uma das únicas fontes de acesso de qualidade às diversas produções nacionais, das mais diferentes categorias.

Portanto, selecionamos uma lista das 10 melhores produções nacionais disponíveis no Globoplay para que você possa conhecer um pouco mais do cinema brasileiro.

10 produções nacionais para assistir no Globoplay

10º Minha Mãe É Uma Peça

Publicidade

Vamos começar essa lista com uma comédia atual! 

Minha Mãe É Uma Peça é uma trilogia, estrelada e escrita por Paulo Gustavo, inspirada nas experiências do ator com a sua própria mãe. 

O filme conta a história de Dona Hermínia, uma mulher de meia idade divorciada e mãe de três filhos bem grandinhos, mas que Dona Hermínia não consegue largar do pé.

Publicidade

Um dia, após descobrir que dois deles consideravam-na “chata”, ela resolve sair de casa sem avisar ninguém, deixando todos preocupados. Mas, na realidade, ela foi direto para a casa de uma tia, onde começam a relembrar, juntas, momentos do passado da família.

9º Casa da Mãe Joana

Sem dúvidas, uma das melhores comédias brasileiras. 

Lançada em 2008, com vários dos melhores atores nacionais no elenco, como José Wilker, Pedro Cardoso e Laura Cardoso, o enredo relata a vida de 4 amigos que moravam juntos em um apartamento de classe média e só queriam saber de farra.

Um dia, eles recebem uma ação de despejo por falta de pagamento da hipoteca. Sem nenhum dinheiro, só sobram duas opções para o grupo: trabalhar ou dar um golpe em uma joalheria.

8º Gabriela

Uma das obras de Walcyr Carrasco, a série se baseia em uma das mais famosas obras do escritor Jorge Amado.

A série se passa na Bahia, em meados dos anos 20, onde uma mulher atravessa a caatinga e acaba chegando na cidade de Ilhéus para conseguir um trabalho.

Por fora de todas as tradições da época, Gabriela coloca à prova todos os sentimentos humanos e traz à tona diversos questionamentos morais importantes.

7º Aruanas

Lançada em 2019 e produzida pela Globo, a série conta com um enredo predominantemente feminino e relata a história de 3 fundadoras de uma ONG de preservação ambiental, nomeada de Aruana.

Após receberem uma denúncia sobre atentados aos povos indígenas por conta de conflitos sobre as terras demarcadas, elas viajam para Cari, no interior do Amazonas, onde descobrem um grande esquema de crimes ambientais.

6º Tropa de Elite

No filme de José Padilha, que se tornou um clássico do cinema brasileiro, os assuntos e problemas de dentro da polícia militar brasileira são trazidos à tona e discutidos de forma coesa, mostrando a realidade dos que trabalham e dos que sofrem com as ações policiais dentro das favelas.

Tropa de Elite aborda assuntos como a corrupção e a milícia dentro da instituição e, por isso, é um filme reconhecido mundialmente. Tem uma continuação, Tropa de Elite 2, também disponível na plataforma (e que, na minha opinião, é bem melhor que o primeiro).

5º O Escaravelho do Diabo

Inspirado pela obra de Lúcia Machado de Almeida, o filme se passa em uma cidade do interior, onde uma série de assassinatos parecidos começam a acontecer.

Todas as vítimas são ruivas e, antes de morrer, recebem um escaravelho. Assim, o delegado e um garoto da cidade começam a investigar os crimes e procurar pelo assassino em série.

4º Assédio

Uma série exclusiva do Globoplay, lançada em 2018, Assédio tem como foco a história de um grupo de mulheres que, com a ajuda de uma jornalista, resolvem se unir e denunciar os abusos sexuais sofridos por um médico super respeitado e famoso na alta sociedade.

3º Segunda Chamada

Estrelada por Débora Bloch e produzida pela O2 Filmes, a série relata a difícil missão de uma professora de Educação de Jovens e Adultos de uma comunidade, para formar seus alunos com as mais diversas e trágicas histórias de vida.

2º Marielle

 Nesse documentário, dividido em 6 episódios, detalhes obscuros do crime que chocou todos nós em 2018 são trazidos e discutidos. Marielle Franco e Anderson Gomes foram brutalmente executados há mais de dois anos, mas o crime segue sem ser revolvido e os verdadeiros culpados, impunes.

Além de abordar o caso, o documentário conta mais sobre a vida e ativismo da vereadora, seu papel de mudança dentro das comunidades que ela atuava, entrevistas e relatos com pessoas envolvidas no caso.

Afinal, quem mandou matar Marielle?

1º O Auto da Compadecida

A obra prima do cinema brasileiro!

Baseada na obra de Ariano Suassuna, o enredo conta as aventuras de dois amigos, João Grilo e Chico, nordestinos pobres que vivem de golpes para se sustentar e para se livrar das furadas que arrumam.

Eles vivem enganando o povo de uma cidadezinha no interior da Paraíba, incluindo o temido cangaceiro que aterroriza os moradores. Somente a aparição de Nossa Senhora é capaz de salvar essa dupla!

Cinema nacional

O cinema nacional é mais rico do que muitos pensam. Conta com diversas obras primas únicas, que são essenciais para que nós possamos olhar para a realidade brasileira com um olhar mais crítico e refletir sobre os nossos problemas, algo que não é possível na mesma intensidade ao assistir apenas produções hollywoodianas.

O Globoplay tem um papel muito importante nesse processo, disponibilizando essas e outras centenas de outras obras nacionais na plataforma para que possamos ter acesso.

Espero que tenham gostado da seleção de filmes. Já assistiu algum desses? O que acharam? Aposto que a maioria acha todos eles fantásticos, porque realmente são!

____________________________________
Por Anna Casiraghi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas