Aposto que você já pensou em enviar mensagens em massa no WhatsApp, mas temeu o banimento da plataforma, ou até mesmo já fez e foi banido. A verdade é que, por muito tempo, o disparo em massa no WhatsApp era algo proibido, conforme as suas políticas de uso.
O Facebook foi o responsável por redesenhar essa estratégia e liberar algumas de suas features exclusivas. Se você ainda não parou para pensar nas funções do WhatsApp que podem atuar a favor do seu negócio, esse conteúdo pode ser a solução.
Ao longo da matéria, você verá o que são as campanhas de disparo, como elas funcionam, quais são as regras de uso do aplicativo, as diferenças entre lista de transmissão e disparo em massa no WhatsApp e quais são as vantagens desse disparo em massa. Continue a leitura!
O que são as campanhas de disparo?
O disparo em massa é também conhecido como as mensagens em massa no WhatsApp. Trata-se da situação em que uma empresa envia um mesmo conteúdo para vários contatos ao mesmo tempo, como uma espécie de e-mail marketing.
No entanto, essa ação só pode ser realizada com o uso do WhatsApp Oficial (API), pois assim não há banimento do número e possibilita uma experiência personalizada para o usuário.
Como funcionam as campanhas de disparo do WhatsApp?
Conforme uma apuração realizada com a BBC News, o funcionamento dessa campanha de disparo ocorre no momento em que o usuário do WhatsApp seleciona previamente um público-alvo das mensagens, com o auxílio de páginas e palavras-chave.
Os dados coletados são inseridos em uma planilha e leva menos de 10 minutos (e até 10 cliques). Com esse processo, é possível enviar mensagens para mil números de telefone de cada vez. A próxima etapa consiste em criar automaticamente grupos com até 256 pessoas.
Os números presentes na lista são de usuários que informaram os telefones voluntariamente, adquiridos de dados vendidos legalmente, como da Serasa.
Conheça as regras de uso do aplicativo
Para tornar a ferramenta mais democrática, a plataforma do Facebook redesenhou a estratégia e liberou features exclusivas para, finalmente, obtermos acesso às funções do WhatsApp mais esperadas pelos usuários.
São elas:
● Lista de transmissão/envio de mensagens em massa: A lista de transmissão é uma das funções do aplicativo WhatsApp Oficial que estarão disponíveis a partir de junho de 2021;
● Portabilidade da empresa: A nova atualização permite a mudança do número de WhatsApp Oficial em uma empresa parceira para outra;
● Mensagens promocionais/template de Marketing: Mensagens prontas podem ser enviadas de forma ativa, sem que o cliente tenha iniciado uma nova conversa com sua empresa.
Lista de transmissão x disparo em massa no WhatsApp
Essa funcionalidade do WhatsApp Business se popularizou muito nos últimos anos. É muito mais rápido e prático enviar uma promoção ou um lembrete para todos os clientes de uma só vez. Mas, existem algumas implicações ao abordar essa nova função.
Para que os usuários recebam o seu comunicado, é preciso que elas tenham seu número adicionado nos contatos. Seu número pode ser bloqueado ou até mesmo banido do grupo de WhatsApp.
Por essa razão, a solução mais viável é realizar o disparo em massa. Além de ser autorizada pelo Facebook, (plataforma responsável pelo WhatsApp) essa função oferece personalização dos conteúdos conforme os dados dos usuários.
Entretanto, isso não significa que você pode disparar mensagens às pessoas que nunca tiveram contato com a empresa, pois a ideia é ter o consentimento dos clientes.
Quais as vantagens de envio de mensagem em massa
O disparo em massa possui muitas vantagens para as empresas que desejam ter uma comunicação mais assertiva. Confira algumas delas:
1. Economia
Conforme o valor pago por mensagem e a quantidade de pessoas que visualizam o conteúdo, é possível afirmar que o WhatsApp Oficial possui um ótimo custo-benefício, devido ao modelo de cobrança das mensagens ser por pacotes e não mensalmente. Assim, as mensagens que restarem em um mês podem ser utilizadas sem expirar.
2. Assertividade
Embora o message template seja considerado curto devido ao número de caracteres, ele acaba sendo mais assertivo, o que obrigada muitas empresas a serem mais diretas e objetivas na hora de se comunicarem.
3. Ótima performance
As mensagens em massa, por sua vez, não dependem do modelo do smartphone para serem enviadas, porque elas seguem um padrão específico de mensagem no WhatsApp. Além disso, é garantido que o conteúdo chegue aos destinatários.
4. Acompanhamento
Esse é um dos principais pontos que faz com que, o uso do WhatsApp Oficial na comunicação diária com seus clientes, seja um sucesso, pois possibilita o acompanhamento e métrica dos resultados.
5. Conhecimento
Nos dias de hoje, a maioria dos aparelhos celulares possui uma configuração que permite a visualização de boa parte da mensagem (ou até mesmo dela completa), antes mesmo de abri-la. Isso pode ocorrer tanto através das notificações na tela de bloqueio do smartphone, como também pelo pop-up que aparece na tela.
Lembrando que essas ações contribuem para que o usuário seja mais impactado pela mensagem que recebeu.
Como criar mensagens em massa que geram bons resultados
Para que as mensagens em passa gerem bons resultados, é necessário levar alguns pontos em consideração:
O usuário precisa saber quem é sua empresa
Algumas empresas realizam o disparo em passar no WhatsApp Business para pessoas que, na maioria das vezes, desconhecem a empresa e o motivo de estar recebendo mensagens da mesma.
Isso pode resultar em um bloqueio por parte dos usuários e a plataforma do Facebook pode bloquear o número por acreditar que esse pode ser um motivo de incômodo para os contatos.
O conteúdo precisa ser relevante
Todos os conteúdos enviados precisam ter relevância para os usuários. Uma boa ideia é focar no uso de mensagens personalizadas, aquelas que possuem alguma ação do usuário.
Um exemplo disso, é caso a pessoa tenha realizado uma compra recente ou dado algum feedback. Portanto, utilize esses elementos a favor da personalização da mensagem.
Sendo assim, a partir deste texto, conseguimos compreender as funcionalidades das campanhas de disparo do WhatsApp, assim como as suas vantagens que poderão contribuir para a sua empresa.
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Por Ananda Miranda – Fala! Cásper