Vida saudável: Por que é importante incluir sementes na dieta
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Além de serem extremamente nutritivas, as sementes são ótimas aliadas em uma dieta saudável. Incluí-las na alimentação resulta em inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, além de auxiliarem no processo de emagrecimento.

semente de gergelim
Sementes de gergelim ajudam a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo.

Vantagens das sementes na dieta

As sementes são ótimas fontes de fibras. Eles também contêm gorduras saudáveis, proteínas e muitas vitaminas, minerais e antioxidantes importantes.

Segundo pesquisas divulgadas pelo Healthline, quando as sementes são consumidas dentro de uma dieta saudável, ajudam a reduzir o açúcar no sangue, o colesterol e a pressão sanguínea.

Além disso, as sementes podem ajudar a reduzir o risco de certas doenças. Por exemplo, as lignanas, presentes em certas sementes – como a linhaça e a semente de gergelim -, podem ajudar a diminuir o colesterol e o risco de câncer.

5 sementes para incluir em uma dieta saudável

Sementes de Chia

Esse tipo de semente oferece uma quantidade considerável de ômega 3, além de ser eficaz na redução do açúcar no sangue e na diminuição do risco de doenças cardíacas.

Linhaça

A linhaça é uma excelente fonte de fibras e, quando somada a um elevado consumo de água, ajuda no bom funcionamento do intestino. Além disso, estudos mostraram que o consumo dessa semente pode reduzir o colesterol, a pressão sanguínea e até o risco de câncer.

Sementes de girassol

Não são apenas os pássaros que se beneficiam do consumo da semente de girassol. Elas contêm altos níveis de gorduras saudáveis e ômega 6, e podem auxiliar em inflamações e estabilizar os níveis de colesterol.

Sementes de gergelim

A semente de gergelim é uma das maiores fontes de lignanas, substâncias conhecidas por atuar na prevenção do câncer. Estudos também comprovaram que as sementes de gergelim podem ajudar a reduzir inflamações e o estresse oxidativo.

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são uma das mais consumidas por quem tem problemas no coração ou por quem pretender prevenir complicações no órgão. Além disso, são ótimas fontes de fósforo, gorduras monoinsaturadas e ômega 6, e ajudam nos sintomas de infecções urinárias.

Como incluir sementes na alimentação

Diferente do que muitos podem pensar, não é difícil incluir sementes em uma alimentação saudável. Elas podem ser adicionadas a saladas, iogurtes e vitaminas – puras, torradas ou em forma de farinha.

Seja em uma dieta de emagrecimento, ou apenas para quem deseja manter uma alimentação saudável nessa quarentena, as sementes são ótimas aliadas.

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Por Rafaele Oliveira – Redação Fala!

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