Como economizar bateria? Aumente a vida do seu aparelho
Menu & Busca
Veja como economizar bateria no seu celular!

Veja como economizar bateria no seu celular!

Home > Notícias > Urbano > Veja como economizar bateria no seu celular!

Quando seu celular está com a bateria “viciada”, ou seja, não está durando tanto tempo quanto antes, nem sempre está com defeito! Esse problema pode ser algum fator que está consumindo bastante energia no seu telefone ou você precisa prestar mais atenção no seu uso geral. Por isso, nesse texto, vamos conhecer algumas dicas de como economizar bateria do celular!

Os fabricantes de celulares finalmente pensaram em economizar bateria, aumentando a carga da bateria dos celulares em geral. Agora, a bateria compensa o gasto maior por conta do aumento do tamanho de tela e do uso geral. De qualquer forma, ela ainda não atende as pessoas como na época da telefonia móvel, onde a carga era o suficiente para vários dias de uso. Economizar bateria nessa época não era uma preocupação.

Claro que antigamente os telefones basicamente tinham apenas a função de chamadas, enquanto hoje os celulares modernos possuem diversas funções e ferramentas. Infelizmente, toda essa tecnologia afeta diretamente a duração da bateriame até hoje a melhora desse fator é uma preocupação da indústria.

Continue a leitura e confira algumas dicas de como economizar bateria do celular, mitos e verdades sobre o assunto e os problemas mais comuns quando falamos em como economizar bateria do Iphone e Android.

Como economizar bateria do celular: veja formas de otimização da bateria do seu celular!
Como economizar bateria do celular: veja formas de otimização da bateria do seu celular! | Foto: Freepik.

Problemas mais comuns de bateria de celular

Ninguém gosta de se irritar porque a bateria do celular está descarregando muito rápido. O desempenho da bateria está na lista das maiores queixas dos usuários de smartphones, por isso, métodos de economizar bateria são bastante procurados. Veja alguns problemas mais comuns de bateria de celular:

1. Bateria velha

Hoje em dia, a tecnologia das baterias de smartphones está evoluindo cada vez mais, porém, ainda é fato que elas se tornam cada vez mais ineficientes a partir do primeiro uso. Toda bateria tem um tempo de vida útil limitado. Esse tempo é medido em ciclos de energia (o padrão, normalmente, é uma bateria de 300 e 500 ciclos).

Assim, conforme vão se gastando esses ciclos e eles vão acabando, o componente vai entrando gradativamente em estado de desgaste. Se você já usa um aparelho há um tempo considerável, os problemas com o desempenho da bateria podem ser uma consequência desse desgaste natural.

2. Superaquecimento

Nenhum aparelho eletrônico se dá bem com temperaturas muito quentes. Quando falamos das baterias, utilizá-las em locais inadequados e com uma temperatura muito elevada pode causar o que chamamos de superaquecimento, um dos principais problemas da bateria do celular.

Se durante o uso do seu aparelho, você começa a perceber um aquecimento fora do normal, é interessante entrar em contato com o fabricante ou uma assistência técnica para se certificar se o problema se trata realmente de um superaquecimento no componente.

Você também deve tomar cuidado com o seu dispositivo. Evite expor o aparelho ao sol e também procure não permanecer em ambientes muito quentes. Evitar essas ações são alguns meios de economizar bateria do celular, além de evitar até mesmo que ela pare de funcionar por completo.

3. Baixa Duração


Sente que sua bateria está descarregando mais rápido ultimamente? Acontece que muitos aplicativos são mais exigentes e precisam de mais recursos para funcionar, fazendo com que o aparelho utilize mais bateria ao realizar as funções de forma mais ágil.

Para economizar bateria nesse caso, é bom sempre fechar os aplicativos e apagar os que não se utilizam mais, além de outras técnicas que vamos ver mais para frente.

4. Fazer o uso do celular enquanto ele está recebendo carga

O celular, em teoria, carrega mais devagar quando se usa ele enquanto está recebendo carga. O fato aqui é que o uso mais a carga pode gerar um aquecimento desnecessário no aparelho e como já vimos por aqui, isso é um dos maiores inimigos da bateria de um smartphone.

Isso vai acabar enfraquecendo a performance da sua bateria e ocasionar danos em alguns componentes do celular. O ideal é desligar o aparelho enquanto está carregando e quando sentir algum calor elevado, desligue o celular imediatamente ou retire do carregador. 

5. Bateria tão baixa que o celular desliga

Essa situação é terrível para os usuários de smartphones. Por causa da composição e mecanismo da bateria (íon e lítio), o celular desligar por estar com a bateria baixa demais é um dos fatores que podem diminuir a vida útil da sua bateria. Porém, já existem diversas empresas que fabricam o celular pensando nesse problema, programando-o para desligar quando chegar em 5% de bateria.

Mitos e verdades sobre bateria de celular

Agora, antes de você ler dicas preciosas de como economizar bateria do seu celular, vamos identificar mitos e verdades sobre esse tema:

As baterias de hoje em dia não viciam

Verdade. Atualmente, as baterias utilizadas em smartphones são íons de lítio. Essa tecnologia acaba com o antigo obstáculo chamado de “efeito memória” de carregamento, o que acaba com o vício da bateria em níquel-cádmio.

Mas, lembre-se: sua bateria pode não estar viciada só porque não tem o mesmo desempenho de antes, demorando mais para carregar totalmente ou descarregando mais rápido. Isso apenas faz parte do ciclo da bateria e conforme o uso, ela vai perdendo gradativamente sua capacidade.

É necessário deixar o celular zerar antes de carregar

Mito. Não é necessário realizar uma carga de 8 ou 12 horas no seu celular novo. É liberado colocar seu smartphone para carregar só quando achar que precisa. Muitos fabricantes até indicam que a carga de 100% da bateria deve ser evitada, assim como cargas menores que 20%, pois causam estresse no sistema de processamento de dados e indica o excesso de energia.

Carregadores não oficiais e de outras marcas prejudicam a bateria

Mito. Muitas pessoas afirmam que usar qualquer outro carregador que não seja original vai causar danos irreversíveis a sua bateria. Porém, isso não é correto. Os carregadores originais apenas vêm com um padrão de voltagem e amperagem ideais para o aparelho, o que auxilia em preservar e economizar bateria.

Alguns fabricantes de acessórios produzem carregadores de uma qualidade tão boa quanto os originais. A recomendação aqui é para você evitar produtos que não apresentam nenhuma marca ou marcas não confiáveis.

Carregamento rápido estraga a bateria

Mito. Utilizar um carregador rápido, o famoso carregamento turbo, não provoca nenhum dano à bateria do celular a longo prazo, a menos, claro, que possa existir alguma falha técnica na bateria ou nos elementos do próprio carregador.

O funcionamento da carga turbo não é linear, ou seja, apenas uma potência máxima quando a bateria está em níveis muito baixos, já que o foco é restaurar a autonomia do aparelho o mais rápido possível.

A bateria carrega mais rápido no modo avião

Verdade. Pois é! Essa é uma ótima dica para economizar bateria também. Como o modo avião desliga a função de troca de dados entre smartphone e operadora, não há tanto gasto de energia. Apesar disso, celulares mais atuais podem manter o wi-fi e bluetooth ativados até mesmo em modo avião. Para que o seu celular realmente carregue rapidamente, é recomendado desabilitar também essas opções.

O que fazer para economizar bateria?

Agora que você já sabe os problemas mais comuns de bateria de celular e também mitos e verdades sobre o tema, preparamos algumas dicas para você economizar bateria, tanto no sistema Iphone como Android: 

1. Ative o modo economia de bateria

Quando nos perguntamos como economizar bateria, esse é o método mais simples que vem à nossa cabeça. Ele realmente é ótimo, mas é só recomendado quando você ficará um longo período longe de uma tomada e vai precisar usar bastante o smartphone. 

2. Diminua o brilho da tela

Outra maneira clássica de economizar bateria, e também uma das mais importantes. O brilho da tela é um dos elementos que mais sugam a energia da bateria do celular. Por isso, muitos aparelhos possuem a opção de adaptação automática dessa função, que funciona de acordo com a quantidade de luz em um ambiente. Mesmo assim, o celular acaba entregando um brilho muito alto, assim, é recomendado fazer o ajuste manualmente sempre que achar necessário.

3. Reduza o tempo limite de tela

Funciona basicamente da mesma maneira do brilho, sendo um grande vilão para a autonomia do celular. Deixar a tela acesa por muito mais tempo do que o necessário também consome energia extra. Por isso, o bloqueio automático com um tempo de limite reduzido pode ser uma ótima maneira de economizar bateria.

4. Desligue o modo vibração

O motor que faz o celular vibrar é bem potente, porém, gasta muita bateria. O ideal é usar sons para toques e notificações, para quem quer economizar bateria o máximo possível. Além disso, é interessante também desligar a vibração de toque quando você digita.

5. Escolha bem o papel de parede e widgets

Papéis de parede animados, por mais que sejam bem legais, não são os melhores amigos do fator economizar bateria. Eles consomem muita energia para realizar a movimentação da arte. De qualquer forma, o ideal é utilizar papéis de parede com poucas cores.

O mesmo vale para widgets, uma vez que você possui muitos em sua tela inicial, a energia consumida para manter toda a atividade aumentará consideravelmente.

6. Desligue ou reduza as notificações e as buscas por conexão

Wi-fi, bluetooth, NFC, localização, dados móveis e todo tipo de busca por conexão, se ativos no celular, irão gastar muito mais da bateria por precisarem de uma energia maior para funcionar.

As notificações desligadas também ajudam a economizar bateria, já que quando ativas também consomem muito da energia do aparelho.

7. Sempre faça as atualizações necessárias

A atualização de aplicativos e sistemas deve sempre ser realizada, visto que updates podem trazer melhorias no consumo e auxiliar a economizar bateria. Além disso, também garante uma maior segurança ao seu dispositivo, tanto IOS quanto Android. Agora você já sabe os principais problemas que afetam a bateria do celular, os mitos e verdades e os métodos práticos de como economizá-la. Quer descobrir mais um jeito de cuidar do seu aparelho? Conheça o Seguro Celular da Ciclic. Só ele oferece uma proteção completa e internacional!

_______________________________________________

Por Paula Paolini – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas