Tudo sobre a popularização da confecção de roupas entre jovens
Menu & Busca
Tudo sobre a popularização da confecção de roupas entre jovens

Tudo sobre a popularização da confecção de roupas entre jovens

Home > Lifestyle > Tudo sobre a popularização da confecção de roupas entre jovens

Muitos jovens, hoje em dia, têm voltado a costurar e criar suas próprias roupas, e muito disso pode vir de uma certa influência de familiares, como mãe ou avó. Mas esse novo hábito também pode vir da internet, já que cada vez mais tem crescido o número de vídeos relacionados a customizar, ajustar ou arrumar uma roupa que já possuem ou criar uma peça única. Além disso, a moda está presente no cotidiano de muitas pessoas, seja na hora de se arrumar, seja como um hobby e o interesse por ter roupas únicas faz com que esses jovens busquem cada vez mais formas de melhorar na costura (caso não possua uma máquina).

Costurar e confeccionar roupas se tornou um passatempo para os mais jovens.
Costurar e confeccionar roupas se tornou um passatempo para os mais jovens. | Foto:Freepik.

Por que os jovens estão se interessando pela costura e confecção de roupas?

Com a viralização dos tutoriais no Youtube, Instagram e agora no TikTok também, ficou mais fácil ainda o acesso de conteúdos sobre moda e costura, além de um certo aumento de consumidores interessados nessa área. Desse modo, houve igualmente uma crescente no número de jovens empreendedores no mundo da moda, buscando independência e tendo apoio das redes sociais, que podem facilitar sua chegada a mais lugares do país e do mundo.

Esse crescimento tem relação direta com o uso contínuo no mundo todo das redes sociais. Elas impulsionam o comércio e a curiosidade das pessoas, principalmente os infanto-juvenis, que em sua grande maioria já possuem um senso de curiosidade aguçado. Ademais, com o mercado de fast fashion sempre em alta, é difícil uma peça servir perfeitamente bem a todos os corpos, o que faz essas pessoas buscarem por meios de ajustar a roupa em seu corpo gastando o menos possível, ou seja, o trabalho manual em suas residências.

Além disso, com o advento da pandemia do Covid-19, muitas pessoas se encontram desocupadas, o que as leva a buscar por um passatempo. Aproveitando-se disso, muitas empresas disponibilizam cursos gratuitos, desde iniciantes até os mais avançados, como forma de ajudá-los a sair do tédio da quarentena e ao mesmo tempo lucrarem.

Assim, a costura se popularizou entre os jovens de várias formas, impactando-os de muitas maneiras, levando alguns a seguirem o caminho da costura e outros apenas pelo caminho da moda, mas de qualquer forma, foi uma maneira que acharam de se encontrar.

_____________________________________________________

Por Ana Beatriz Sanas Zamboni – Fala! Universidade Federal do Pampa – RS

Tags mais acessadas