Muitos jovens, hoje em dia, têm voltado a costurar e criar suas próprias roupas, e muito disso pode vir de uma certa influência de familiares, como mãe ou avó. Mas esse novo hábito também pode vir da internet, já que cada vez mais tem crescido o número de vídeos relacionados a customizar, ajustar ou arrumar uma roupa que já possuem ou criar uma peça única. Além disso, a moda está presente no cotidiano de muitas pessoas, seja na hora de se arrumar, seja como um hobby e o interesse por ter roupas únicas faz com que esses jovens busquem cada vez mais formas de melhorar na costura (caso não possua uma máquina).

Por que os jovens estão se interessando pela costura e confecção de roupas?
Com a viralização dos tutoriais no Youtube, Instagram e agora no TikTok também, ficou mais fácil ainda o acesso de conteúdos sobre moda e costura, além de um certo aumento de consumidores interessados nessa área. Desse modo, houve igualmente uma crescente no número de jovens empreendedores no mundo da moda, buscando independência e tendo apoio das redes sociais, que podem facilitar sua chegada a mais lugares do país e do mundo.
Esse crescimento tem relação direta com o uso contínuo no mundo todo das redes sociais. Elas impulsionam o comércio e a curiosidade das pessoas, principalmente os infanto-juvenis, que em sua grande maioria já possuem um senso de curiosidade aguçado. Ademais, com o mercado de fast fashion sempre em alta, é difícil uma peça servir perfeitamente bem a todos os corpos, o que faz essas pessoas buscarem por meios de ajustar a roupa em seu corpo gastando o menos possível, ou seja, o trabalho manual em suas residências.
Além disso, com o advento da pandemia do Covid-19, muitas pessoas se encontram desocupadas, o que as leva a buscar por um passatempo. Aproveitando-se disso, muitas empresas disponibilizam cursos gratuitos, desde iniciantes até os mais avançados, como forma de ajudá-los a sair do tédio da quarentena e ao mesmo tempo lucrarem.
Assim, a costura se popularizou entre os jovens de várias formas, impactando-os de muitas maneiras, levando alguns a seguirem o caminho da costura e outros apenas pelo caminho da moda, mas de qualquer forma, foi uma maneira que acharam de se encontrar.
_____________________________________________________
Por Ana Beatriz Sanas Zamboni – Fala! Universidade Federal do Pampa – RS