Tsunami na Bahia, é possível? Entenda
Menu & Busca
Tsunami na Bahia, é possível? Entenda

Tsunami na Bahia, é possível? Entenda

Home > Notícias > Tsunami na Bahia, é possível? Entenda

O alerta da Associação de Vulcões de Canárias, da Espanha, sobre a erupção do vulcão Cumbre Vieja causou preocupação nos brasileiros por um risco de tsunami na costa da Bahia. A divulgação da organização repercutiu nas redes sociais e o assunto se tornou um dos mais comentados. No entanto, especialistas da área apontam que a chance é baixíssima e que não há motivo para desespero.

Risco de Tsunami na Bahia é remota, apontam especialistas

O vulcão Cumbre Vieja está localizado na Ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, bem próximo à costa da África. Ele estava adormecido, contudo, no dia 11 de setembro, sofreu alterações em suas atividades sísmicas, e acenderam o alerta amarelo de risco de erupção.

Ao Exame, o professor Francisco de Assis Dourado, do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), contou que a erupção do vulcão Cumbre Vieja não pode gerar ondas que provoquem um tsunami. Segundo ele, as probabilidades são muito pequenas, já que para que isso aconteça as ondas precisam de uma velocidade extrema.

tsunami
Tsunami na costa da Bahia tem baixo risco de acontecer. | Foto: Montagem/Reprodução.

No entanto, o pesquisador argumenta que o que pode preocupar é um evento semelhante ao de 1755, quando um terremoto em Lisboa provocou um tsunami no litoral brasileiro. “Eu diria que La Palma pode ser um motivo interessante para chamar a atenção para o real risco que a gente tem no nosso litoral […]Por exemplo, se o terremoto de 1755 acontecesse novamente, nas mesmas proporções que ocorreram na época, que destruiu Lisboa e o Sul da Europa, aí a gente teria de se preocupar porque estaríamos falando de uma onda que chegaria em Fernando de Noronha com 2 metros de altura, e aqui na costa do Nordeste em alguns pontos em 1,7 ou 1,8 metro de altura”, explicou ao Exame.

Além disso, ao G1, o professor Saulo Vital explicou que o alerta é sim importante, porém, não pode ser motivo de pânico. Isso porque, de acordo com sua análise, a erupção explosiva não causaria uma elevação extrema das ondas. O que poderia trazer tal fenômeno seria um desmoronamento de uma parte do vulcão, e segundo ele, os abalos sísmicos que acontecem no vulcão da Espanha não são intensos. “A gente não tem essa preocupação no Brasil, porque esse evento é muito pouco provável”, explicou sobre o baixo risco de Tsunami na costa da Bahia.

____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas