sexta-feira, 1 março, 24
HomeLifestyleTranstornos do sono algo que chama atenção nos últimos anos

Transtornos do sono algo que chama atenção nos últimos anos

Os distúrbios ou transtornos do sono estão associados a vários sintomas clínicos, incluindo depressão, cuja relação é bem conhecida. Uma proporção significativa de pessoas com depressão se queixa de má qualidade e quantidade de sono.

Vale ressaltar que o sono foi cientificamente caracterizado como uma série de mudanças comportamentais e fisiológicas que ocorrem juntas e estão associadas à atividade elétrica característica no cérebro. É um estado comportamental complexo com uma postura típica relaxada, atividade motora reduzida ou ausente e um alto limiar de resposta a estímulos externos.

Transtornos do sono
Transtornos do sono. | Foto: Freepik/montagem.

Os transtornos do sono

O sono é reversível a estímulos. A excitação, por outro lado, é caracterizada por alta atividade motora, alta plenitude e um ambiente neuroquímico que enfatiza o processamento e registro de informações e a interação com o ambiente.

As alternâncias entre o sono e a vigília ocorrem em um ciclo circadiano, que varia com a idade, sexo e características individuais.

Diversas citocinas e fatores neuro-humorais e endócrinos estão envolvidos na sua regulação homeostática, é comum e pode ser debilitante, ou seja, aqueles que apresentam sintomas como má qualidade do sono, insônia, sonolência diurna excessiva, dificuldade em adormecer, incapacidade de acordar em um horário definido e movimentos e comportamentos anormais relacionados ao sono.

________________________________

Por Maryá Bernardes – Fala! Centro Universitário da Serra Gaúcha

ARTIGOS RECOMENDADOS