Trancar o curso é uma boa opção?
Menu & Busca
Trancar o curso é uma boa opção?

Trancar o curso é uma boa opção?

Home > Notícias > Urbano > Trancar o curso é uma boa opção?

Quem nunca teve uma dúvida sobre a escolha do curso superior que atire a primeira pedra. Em alguns momentos, essa dúvida pode se tornar uma preocupação muito maior e uma saída possível é o trancamento da matrícula. Mas será que é uma boa alternativa? Entenda se trancar o curso é uma boa opção!

Trancar o curso
Com os desafios do ensino superior, jovens podem enxergar o trancamento do curso como uma opção | Foto: Fabio Motta/Estadão

Os desafios do ensino superior e a possibilidade de trancar o curso

Ao se falar em ensino superior, os sonhos e as expectativas também estão em jogo. E, diante da realidade brasileira, pós-pandêmica, muitos estudantes estão tendo que repensar os projetos que haviam feito para o futuro. 

Porém, é preciso parar e refletir, afinal, o que realmente está incomodando na faculdade? Só depois de se questionar o motivo da insatisfação, é possível encontrar a solução mais adequada. 

Se você está enfrentando dificuldades financeiras para continuar estudando ou está em dúvida quanto ao curso e universidade escolhidos, o trancamento é uma ótima opção. Assim, você terá tempo para se reestruturar, colocar os pensamentos no lugar e retornar aos estudos posteriormente.  Desse modo, todo o tempo, dinheiro e esforço investidos até o momento não serão desperdiçados.  

No entanto, é preciso ter cuidado, cada faculdade tem suas regras próprias para realizar o procedimento, então, é crucial conferir detalhadamente os documentos necessários junto à coordenação do seu curso. No geral, você tem o direito de manter a matrícula trancada por até dois anos, seja em universidades públicas ou privadas. 

E, se você decidir retornar antes do período de dois anos, não tem problema. É possível retornar de onde parou e ser feliz! Só é necessário atentar para as grades curriculares e possíveis alterações que possam ter ocorrido. 

E aí, já decidiu o que vai fazer?  

____________________________________
Por Geovana Souza – Fala! Universidade Federal Fluminense 

Tags mais acessadas