Tomar banho quente no frio faz mal à saúde? Entenda
Menu & Busca
Tomar banho quente no frio faz mal à saúde? Entenda

Tomar banho quente no frio faz mal à saúde? Entenda

Home > Lifestyle > Saúde > Tomar banho quente no frio faz mal à saúde? Entenda

Durante épocas frias, como a que estamos entrando, é bem difícil dizer não para um banho bem quentinho. No entanto, é bem comum ouvir que banhos quentes são prejudiciais para a saúde. Até que ponto isso é verdade?

pode tomar banho quente e sair no frio
Banhos quentes: veja prós e contras. | Foto: Reprodução Healthline.

Vantagens dos banhos quentes

Os banhos quentes são vantajosos em muitos sentidos. Por exemplo, o Doutor Gerrit Keferstein explica que, para relaxar os músculos antes de dormir, uma boa dica é tomar um banho quente.

É uma prática comum para o relaxamento muscular antes de dormir, porque os chuveiros quentes ativam o sistema nervoso parassimpático que nos cansa.

Afirma Keferstein

Além de ajudar com o relaxamento muscular, o vapor do banho quente também alivia sintomas respiratórios ou resfriados e auxilia na remoção de manchas, por abrir os poros da pele e limpar profundamente as impurezas.

Desvantagens dos banhos quentes

Publicidade

Banhos quentes podem secar e irritar a pele, bem como causar coceira em alguns casos. A especialista em bem-estar, Dr. Jacqueline Schaffer, disse ao Healthline que a água quente causa danos às células de queratina, localizadas na epiderme. Além disso, temperaturas altas pioram problemas de pele, como eczema.

Banhos quentes também podem aumentar a pressão arterial. Uma pessoa com problemas de pressão alta ou doença cardiovascular, pode piorar essas condições ao tomar um banho muito quente.

Visto que os banhos quentes possuem prós e contras e, durante o inverno é difícil tomar banho frio, o recomendável é dosar a temperatura. Um banho morno trará o equilíbrio que o seu corpo precisa.

Publicidade

________________________________
Por Rafaele Oliveira – Redação Fala!

Tags mais acessadas