O TikTok é uma rede social de vídeos que ganhou espaço durante o isolamento social em 2020, desde então a plataforma se popularizou se tornando o aplicativo com o maior número de downloads na categoria Comunicação, Social e Entretenimento, superando até as clássicas redes Facebook e Instagram.
Dentro da plataforma, usuários do mundo todo geram conteúdos diversos, como receitas, treinos em casa, dicas de estudo, memes, covers, mas com certeza os vídeos de danças são a marca registrada do aplicativo.
TikTok é uma excelente ferramenta para movimentar os jovens
Diariamente são lançadas novas trends de coreografias dentro do app, e logo os usuários se preparam para criar conteúdo e viralizar seu vídeo. A verdade é que essas danças, características do TikTok, já invadiram festas e boates, e são um verdadeiro sucesso em todas as faixas etárias, mas principalmente entre as crianças.
Médicos pediatras afirmam que qualquer forma de se movimentar é válida, e durante o período pandêmico as atividades físicas inseridas no cotidiano da criança foram interrompidas, mas com o sucesso das danças do aplicativo pais e responsáveis viram uma forma de divertir e fazer com que seus filhos não caiam no sedentarismo infantil.
O profissional de educação física Leandro Vieira diz que o TikTok se tornou uma atividade física nesse período, e além de tirar a criança da inércia e do sedentarismo, estimula a imaginação e criatividade. A prática de dança durante a infância traz alguns benefícios, como: estímulo à coordenação motora, flexibilidade, postura, maior consciência corporal, noção de espaço etc.
Apesar da rede ter sido uma aliada no combate ao sedentarismo, ainda é preciso ressaltar que se trata de um aplicativo e que seu uso em excesso é prejudicial a saúde, a presença de muitas telas durante a vida infantil é um assunto muito discutido, e é preciso dosar o uso do app para evitar o vício e, por exemplo, o uso de óculos de grau precocemente.
________________________________
Por Bianca Helena Rebernisek Fernandes – Fala! São Judas