O 11x campeão mundial Kelly Slater e a havaiana Moana Jones Wong foram os campeões da primeira etapa do ano
Após a etapa de Billabong Pro Pipeline rolar entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro, com direito a vitórias do experiente e consagrado Kelly Slater e da jovem havaiana Moana Jones Wong, o Havaí recebe também a segunda etapa do Circuito Mundial de Surfe: a Hurley Pro Sunset Beach. Ela está marcada para acontecer entre os dias 11 e 23 de fevereiro, na cidade de Oahu.
Sobre a etapa do Hurley Pro Sunset Beach, competição de surfe
A etapa de Hurley Pro Sunset Beach volta a fazer parte do circuito após 12 anos de espera no feminino e 19 anos no masculino. A última vez que ela esteve presente entre as mulheres foi em 2010, com vitória da australiana Tyler Wright sobre as conterrâneas Stephanie Gilmore e Sally Fitzgibbons e a havaiana Coco Ho.
Já no masculino, 2003 foi o ano da última aparição da etapa no circuito, tendo como campeão o australiano Jake Paterson, derrotando o lendário havaiano Andy Irons.
Apesar de pouco frequente no circuito, alguns surfistas já estão familiarizados com as ondas de Sunset Beach, por conta de terem disputado outros campeões de categoria júnior no local, como é o caso das havaianas Bettylou Sakura Johnson, Gabriela Bryan e Luana Silva.
Chaveamento da disputa
No masculino, oito surfistas brasileiros estarão na disputa pelo título da etapa de Hurley Pro Sunset Beach. O paulista Caio Ibelli inicia o torneio na chave do japonês Kanoa Igarashi e do peruano Lucca Mesinas. Jadson André irá enfrentar o americano Conner Coffin e o australiano Jordan Lawler. O campeão mundial de 2019 Ítalo Ferreira medirá forças com os havaianos Ezekiel Lau e Billy Kemper. Filipe Toledo e o jovem João Chianca estão na mesma chave, junto com o havaiano Kai Lenny.
Outro jovem brasileiro, Samuel Pupo, irá enfrentar o australiano Morgan Cibilic e o havaiano Imaikalani deVault. Seu irmão mais velho, Miguel Pupo, está na chave de Jake Marshall (Estados Unidos) e Jake Robinson (Austrália). Por fim, Deivid Silva começa na disputa com o americano Griffin Colapinto e o australiano Jackson Baker. O único ausente é o tricampeão mundial Gabriel Medina, que se afastou das primeiras etapas do Circuito Mundial para tratar da sua saúde mental.
No feminino, a única brasileira que estará presente no Havaí é a gaúcha Tatiana Weston-Webb. Ela inicia a disputa na chave da havaiana Malia Manuel e da australiana Bronte Macaulay.
*Nós do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).
_____________________________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP