'Sunderland Até Morrer': Por que você deve assistir à série?
Menu & Busca
‘Sunderland Até Morrer’: Por que você deve assistir à série?

‘Sunderland Até Morrer’: Por que você deve assistir à série?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Sunderland Até Morrer’: Por que você deve assistir à série?

Sunderland foi fundado como “Sunderland e Professores Distritais A.F.C” por James Allan, um diretor de escola, em outubro de 1879. A história do Sunderland mudou no ano seguinte. O nome passou a ser apenas Sunderland AFC (nome que se mantém até hoje) e o clube se abriu para membros que não fossem apenas professores.

Por muito tempo, o apelido do clube foi The Rokerites, em referência ao antigo estádio Roker Park. Porém, quando o Sunderland se mudou para o Stadium of Light, em 1997, o apelido perdeu o sentido, então, por conta de uma votação pública entre os torcedores, deu-se resultado a um novo apelido: Black Cats (Gatos Pretos, em português). Esse apelido foi dado por conta de um gato preto que usava o estádio do Sunderland como sua casa e era alimentado e cuidado pelos jogadores no início do século XX, e mais para frente se tornou até parte do escudo do clube.

o que assistir na Netflix
Série Sunderland Até Morrer. | Foto: Reprodução.

O Sunderland, em toda sua história, possui seis campeonatos ingleses (1891/1892, 1892/93, 1894/95, 1901/02, 1912/13, 1935/36) além de duas copas da Inglaterra (1937, 1973), uma Supercopa da Inglaterra ou Community Shield (1936) e títulos “secundários” como cinco títulos da segunda divisão do campeonato inglês e um título da terceira divisão do campeonatos inglês.

Porém, pôde-se perceber que o último título de grande expressão conquistado pelo clube faz quase 50 anos, por conta do clube ter vivido por muito tempo com uma má administração, falta de dinheiro e direcionamento equivocado de dinheiro.

O clube, cuja a camisa foi vestida por jogadores como Andy Cole, Kevin Phillips, Jermain Defoe, além do icônico treinador Sam Allardyce, começou a passar por dificuldades para se manter na elite do futebol inglês e começou a ir alternando a primeira e a segunda divisão dos campeonatos nacionais. Até que, no campeonato de 2016/2017, a queda da equipe foi de forma vexatória: a última posição na tabela com apenas 24 pontos conquistados durante toda a competição e rebaixado com cinco rodadas de antecedência.

E é aí onde se inicia toda a trajetória da primeira temporada da série, que relata através de oito episódios – com relatos de dirigentes, atletas, torcedores e bastidores – tudo o que estava ocorrendo no clube naquela temporada desastrosa, que teve um final horrível e acabou levando o time para a terceira divisão do campeonato inglês.

A série possui duas temporadas (a segunda lançada recentemente na Netflix). É uma série ótima que mostra que o futebol é muito mais do que vemos no campo, e retrata toda a dificuldade de contratações de jogadores e renovação de contratos.

Mas, acima de tudo, é uma série muito bem produzida e é uma ótima dica para essa quarentena, por conta da suspensão do futebol pelo mundo, para que a pessoas ainda possam viver um pouco desse universo atualmente.

Sinopse e trailer oficial

A série documental acompanha a luta do Sunderland para voltar à divisão de elite do futebol inglês depois do rebaixamento na temporada 2016-2017.

FICHA TÉCNICA: Sunderland Até Morrer

Título Original: Sunderland ‘Til I Die
Duração: 39 minutos/episódio (2 temporadas)
Lançamento: 14 de dezembro de 2018
Distribuidora: Netflix
Dirigido por: Jan-David Soutar
Classificação: 16 anos
Gênero: Documentário, Esporte
País de Origem: Reino Unido

________________________________________
Por Rodrigo Castanheira – Fala! Cásper

Tags mais acessadas