sábado, 15 junho, 24
HomeCulturaSexta-feira Santa é feriado? Entenda o significado da data

Sexta-feira Santa é feriado? Entenda o significado da data

Nesta sexta-feira, 07 de abril, é comemorada a Sexta-feira Santa, também chamada de Sexta-feira da Paixão. A data religiosa está ligada à Páscoa, comemorada no domingo, e faz parte do período conhecido como Semana Santa.

Apesar de em 2023 a data ser celebrada no dia 07 de abril, o dia varia em cada ano. Isso acontece porque ele precede a Páscoa, que também não tem uma data fixa e é determinada pelo calendário lunar, podendo cair entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Sexta-feira Santa é feriado
Entenda o significado da Sexta-Feira Santa. | Foto: Montagem/ Pexels

Já a Semana Santa é o período que dura 7 dias e representa a última semana de Jesus na terra. O período se inicia no Domingo de Ramos, que representa a chegada de Cristo a Jerusalém, e termina no Domingo de Páscoa, momento que, no calendário cristão, celebra a ressureição de Jesus. Mas você sabe o que significa a Sexta-feira Santa? Entenda a seguir:

O que significa a Sexta-feira Santa?

O feriado, de acordo com a crença cristã, relembra o dia em que Jesus Cristo foi morto e crucificado pelos romanos aos 33 anos. A data tem relação direta com a Páscoa, que sempre acontece dois dias depois, representando a ressureição de Jesus, que de acordo com os cristãos, ressuscitou dois dias depois de sua morte.

Assim, a Sexta-feira Santa simboliza o amor de Jesus pela humanidade, sendo um momento de relembrar seu sacrifício na Cruz. O dia é marcado por devoção dos fiéis e reúne costumes como realização de peças, homenagens e até a penitência de não comer carne vermelha no dia.

Vale lembrar que as datas da Semana Santa são formas de simbolizar o sacrifício e ressurreição de Cristo, mas não representam com a exatidão sua última semana no mundo, tendo em vista que não existem evidências suficientes para determinar a data.

Mas afinal, a data é considerada como feriado?

A Sexta-Feira Santa é considera como um feriado nacional, uma vez que a data foi determinada por lei federal. Os únicos feriados nacionais, ou seja que são determinados por lei federal e valem para todo o território brasileiro, são os dias 1º de janeiro, 07 de abril (no caso de 2023), 21 de abril, 1º de maio, 07 de setembro, 12 de outubro, 02 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

Assim, a sexta-feira é sim um feriado nacional, diferente da quinta-feira, que, apesar de fazer parte da Semana Santa, não foi decretado como um feriado nacional.

_________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS