Saiba de uma vez qual é a origem de 'Hakuna Matata'
Menu & Busca
Saiba de uma vez qual é a origem de ‘Hakuna Matata’

Saiba de uma vez qual é a origem de ‘Hakuna Matata’

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Saiba de uma vez qual é a origem de ‘Hakuna Matata’

Hakuna Matata!”. Essa expressão fez e ainda faz parte da infância de muita gente e é atribuída à uma cena famosa das personagens Timão e Pumba no filme da Disney, O Rei Leão (1994). Porém, muitos não sabem que a frase não é original do filme, vencedor do Oscar de ‘Melhor Animação’ em 1995. Confira a verdadeira origem de “Hakuna Matata”. 

A expressão “Hakuna Matata” tem sua origem no suaíli, uma língua falada em algumas regiões da África Oriental, como a Tanzânia e o Congo. Traduzindo para o português, obtêm-se “não há problemas” (“Hakuna” significa “sem”, e “Matata” quer dizer “problema, preocupação”). E essa é exatamente a filosofia transmitida musicalmente de Timão e Pumba para o leão Simba:

"Os seus problemas, você deve esquecer
Isso é viver, é aprender
Hakuna Matata!"

Porém, não foi a primeira vez que a frase apareceu em uma música. Ela havia sido utilizada antes em uma canção queniana chamada Jambo Bwana, da banda Them Mushrooms, hoje conhecida como ‘Uyoga.

A expressão “Hakuna Matata” foi encontrada em um dicionário Suaíli por Tim Rice, um dos compositores da canção indicada ao Oscar de ‘Melhor Canção Original’, do ano de 1995, cantada por Elton John (curiosamente, a composição perderia para outra música de Elton John no mesmo filme, chamada The Circle of Life, em português O Ciclo Sem Fim). 

A música Hakuna Matata foi eleita pelo American Film Institute (Instituto Americano de Cinema) como a 99ª melhor canção de filme de todos os tempos, em um evento realizado em junho de 2004. 

_______________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas