quinta-feira, 25 abril, 24
HomeLifestyleSaiba como fazer um delineado perfeito nos olhos

Saiba como fazer um delineado perfeito nos olhos

O delineado é uma tendência desde os primórdios de sua existência, passando por mudanças e inovações com o passar dos anos, como, por exemplo, os delineados gráficos, coloridos, duplos, e outros. Acrescentando um toque profissional, sensual, ou até mesmo delicado para a maquiagem.

Fato é que muitas pessoas carregam dúvidas em como fazer um delineado com êxito, enfrentando problemas com simetria, formatos, produtos e aplicadores.

Formato dos olhos

Antes de tudo, é necessário o autoconhecimento, no que diz respeito ao formato do seu olho. Descobrir qual modelo você se encaixa vai ser o primeiro clareamento de ideias em relação ao proceder dos passos ao delinear.

Os principais formatos são: caídos, grandes, orientais e pequenos.

maquiagem
Formato dos olhos. | Foto: Reprodução.

Produtos e aplicadores

Após a determinação, o próximo passo é escolher cuidadosamente o tipo de produto para uso.

Pessoas que não estão acostumadas com o processo de delinear, podem optar por um lápis para olhos, traçando um rascunho, diminuindo a chance de erros maiores. Logo após, um pincel chanfrado ou preciso, junto com o delineador em gel, ou a caneta, são as melhores opções para quem não tem muita prática, ideal para traços firmes e grossos.

Todavia, o delineador líquido não deixa de ser uma opção bastante utilizada, porém, requer uma habilidade maior na hora de dominar, ideal para um traço fininho.

Mãos à obra: hora de fazer o delineado

Olhos caídos

O modelo é o efeito conhecido como “lift”, ou “levantar”, em português. Com a mão firme, puxe um traço reto para ser a ponta do gatinho, na parte externa do olho, mais especificamente no final do encontro da linha d’água. Leve-o em direção as têmporas.

Agora, desenhe uma linha fina na parte interna do olho, rente à linha dos cílios, tentando não tomar a pálpebra inteira. Caso aconteça algum erro, use o corretivo para terminar os últimos ajustes.

formato de pálpebras
Exemplo de olhos caídos. | Foto: Reprodução.

Olhos grandes

Pode apostar em um delineado um pouco mais grosso e ousado, começando afinando apenas no início do olho, com o adendo que o “claro” abre o olhar e o “escuro” fecha.

Por fim, alongue a linha em uma direção diagonal, em direção à sobrancelha, ou reta. Lembrando que são apenas sugestões profissionais sobre os melhores modelos, criatividade sempre é bem-vinda, entretanto, maquiagem tem uma teoria.

delineado
Exemplo de olhos grandes com delineado. | Foto: Reprodução.

Olhos pequenos

Comece com uma linha fina, rente aos cílios, para garantir um olhar mais aberto, sem ocupar o pouco espaço de pálpebra sobrando, não alongando muito a ponta do delineado, apenas um leve puxado.

como fazer delineado
Exemplo de olhos pequenos. | Foto: Reprodução.

Olhos orientais

Trace uma linha do meio do olho para o canto externo, elevando o traço, levando na direção ao final do olho, sem puxar o gatinho, apenas para dar um efeito de contorno ao olho.

delineado perfeito
Exemplo de olhos orientais. | Foto: Reprodução.

Fonte: Truques de maquiagem.

Por Bianca Viana – Fala! Faculdade Mauricio de Nassau – PE