sexta-feira, 26 abril, 24
HomeLifestyleSaiba como criar seu Bullet Journal e melhorar sua organização

Saiba como criar seu Bullet Journal e melhorar sua organização

Nos últimos tempos, o bullet journal tem se destacado, que nada mais é do que uma agenda ou caderno, onde você usa de recortes e outros meios artísticos para enfeitá-lo e deixá-lo mais sua cara possível. O bullet journal ajuda a organizar sua semana, mês ou ano, pode ser utilizado como calendário ou como um pequeno diário, contando suas aventuras dia após dia. Além disso, ele costuma ser muito bonito e funciona como terapia para pessoas mais ansiosas.

criar bullet journal
Exemplo de bullet journal para se inspirar. | Foto: Reprodução/@littleolivebujo.

Se você gosta de papelaria, quer se planejar melhor no dia a dia e não sabe como começar um bullet journal, confira agora nosso guia de como fazê-lo!

Como fazer um bullet journal

​1. Escolha o caderno perfeito

Escolher o caderno ideal para fazer bullet journal é importante para que você fique mais motivado a usá-lo. É preciso que ele se adeque às suas necessidades e gostos. Por isso, compre um bujo (como eles também são chamados) que seja bonito, verifique o número de folhas e se elas têm linhas ou não. Isso fica a seu critério, depende do gosto.

Se você costuma escrever muito, modelos com maior número de páginas são indicados. Com relação às linhas, muitas pessoas usam-no para colar imagens e desenhar; neste caso, é melhor que as folhas não tenham linhas.

2. Organize-se por cor

Essa é uma das principais dicas para bullet journal. Uma das formas mais práticas de usá-lo é utilizando canetas coloridas para identificar diferentes tipos de tarefas. Por exemplo, tarefas da faculdade de verde, compromissos pessoais de vermelho, afazeres em casa de roxo e assim por diante.

Dessa forma, além de ser muito mais prático de organizá-lo, ele ainda ficará mais bonito.

3. Use canetas coloridas em seu bullet journal

O ideal é que a gramatura das folhas do planner seja de 90 gramas. Caso seja menor, você só poderá usar canetas esferográficas ou em gel, já que outras canetas podem vazar e estragar o papel.

4. Capriche na caligrafia

Use letras diferentes e que você ache que combine com você e seu bujo em geral, até mesmo para deixar ele mais atrativo para você, e não esqueça de caprichar nos detalhes!

5. Anote sempre

Crie este habito de sempre ir lá e anotar algo do seu dia, fazer alguma mudança, colar alguns recortes ou flores do seu jardim. O importante é ter o habito de escrever nele, de maneira que te ajude a se organizar ou até mesmo aliviar o estresse e ansiedade do dia a dia.

6. Busque sempre inspirações de bullet journal

É importante lembrar de que o bullet journal não tem regas específicas, então deixe tudo mais leve e simples. Você pode sempre fazer algumas modificações e sempre inovar!

Por Anna Clara Tesche – Fala! Universidade Federal de Santa Maria