sexta-feira, 29 março, 24
HomeMercadoSaiba como construir e apresentar uma narrativa usando dados

Saiba como construir e apresentar uma narrativa usando dados

Você já ouviu falar sobre storytelling com dados? Nos últimos tempos, muito vem se comentando sobre a importância de contar uma boa história e transmitir informações por meio delas. E por isso, o storytelling surgiu como uma excelente opção, uma vez que permite que as pessoas construam narrativas de forma clara e direta, utilizando técnicas muito populares em grandes produções do cinema. Além disso, esse método permitiu que muitas pessoas pudessem compartilhar suas ideias de forma criativa e cativante, garantindo grandes conquistas para o mercado.

O que ocorre, no entanto, é que quando pensamos em storytelling, pensamos em histórias mais simples, com informações diretas. Mas em alguns casos, o uso de dados específicos é necessário, e como adicionar tais dados em sua narrativa pode parecer complexo. Por isso, muitas pessoas estão estudando o storytelling com dados, uma forma de utilizar as mesmas técnicas de narrativa, mas de forma adaptada aos dados que serão transmitidos.

Saiba o que é storytelling e qual a importância do data storytelling
Saiba o que é storytelling e qual a importância do data storytelling. | Foto: Freepik.

A seguir, explicaremos o que é o storytelling com dados, como criar seu próprio storytelling com dados e exemplos para você se inspirar!

O que é storytelling?

Antes de compreender o que é o storytelling com dados, você precisa saber o que é storytelling.Como dissemos anteriormente, storytelling (“contar histórias” em português) é uma forma de contar histórias, ou melhor, é a arte de contar histórias a partir de elementos narrativos específicos, como personagens, ambientes, conflitos e mensagens. O storytelling, a princípio, era uma técnica utilizada por roteiristas, uma vez que a construção de um filme, desenho ou peça de teatro se assemelha a isso.

O objetivo do storytelling é organizar suas ideias para construir, a partir delas, uma narrativa sólida. Por ter uma construção simples, essa é uma técnica utilizada também para aperfeiçoar sua escrita. Ou seja, para aqueles que sentem dificuldade em organizar uma narrativa, ou até mesmo de construí-la de uma forma que faça sentido, utilizar o storytelling pode ser uma solução.

A construção de um storytelling é feito com os seguintes elementos: personagens, ambientes, conflitos e mensagem, que são organizados em eventos que possuem um começo, um meio e um fim. É imprescindível em um bom storytelling que toda a trama seja desenvolvida seguindo um começo, meio e fim, sem deixar pontas soltas.

O que é storytelling com dados?

Se o storytelling é uma técnica para contar histórias, que utiliza de elementos narrativos para isso, o storytelling com dados não poderia ser diferente. Essa é uma técnica que segue os mesmos princípios que o storytelling convencional, mas com um único diferencial, o uso de dados em sua construção. Na maioria dos casos, esse tipo de storytelling é construído em forma de gráficos, mas que utilizam da ideia de começo, meio e fim para ser organizado.

Um bom storytelling de dados facilita a leitura e compreensão de gráficos, assim como quem sabe criar um storytelling do gênero também terá facilidade nesse tipo de leitura. Outro ponto que também será decisivo para o storytelling de dados é a forma de contar a história, pois as duas formas devem ser bem definidas para transformar dados em informações claras e sólidas.

A importância de um storytelling com dados

Pode parecer estranho, mas apenas com um bom storytelling é possível organizar dados e transformá-los em gráficos ou outros tipos de apresentação coerentes. Mesmo que muitas pessoas digam que não realizam um storytelling de dados durante o processo, elas acabam tomando decisões próprias desse tipo de construção para organizar suas informações, sem perceber.

Um bom storytelling de dados garante coerência e contextualização de suas informações, pontos fundamentais para a construção de qualquer narrativa. Além disso, ao seguir um storytelling de dados você define como será feita sua análise, sendo ela exploratória ou explanatória. Uma análise exploratória funciona tem por objetivo demonstrar o processo de compreensão e mineração dos dados, ou seja, esse tipo de análise irá decupar essas informações e apresentar o processo que foi feito para chegar até elas.

Uma análise explanatória, por sua vez, demonstra os resultados, ou seja, o que obtemos após trilhar todo o caminho da pesquisa.

Em resumo, o storytelling com dados auxilia na construção de gráficos e apresentações claras, auxiliando na escolha das melhores análises na construção final de sua narrativa. A partir desse método se garante coerência na apresentação de informações com dados. 

Como criar um storytelling com dados?

O storytelling com dados, como foi dito anteriormente, utiliza as técnicas de construção narrativa do storytelling para organizar dados e reuni-los a fim de gerar informações. A partir da criação de personagens, ambientes, conflitos e mensagens, divididos em começo, meio e fim, você determina o que cada dado representa em sua “história”, para que no final todos eles transmitam uma informação.  

Para isso, existem três perguntas fundamentais que fazem parte do passo a passo de como criar um storytelling com dados. Veja quais são as perguntas a seguir:

Quem?

Essa é uma das principais, se não a principal questão que deve ser feita ao montar um storytelling com dados. Essa pergunta é referente ao público, e quanto mais preciso for o seu quem, ou seja, para quem será comunicado, mais fácil será de comunicar. Isso porque podemos acertar a linguagem, selecionar os dados que mais se adequam a eles e organizar da forma mais clara possível.

O que?

Em seguida, é preciso pensar no que será comunicado, ou seja, o que você irá passar para o seu público. Ao saber quem é o seu público, você sabe quais os dados mais importantes que devem ser utilizados, quais estarão em destaque, quais serão complementares e aqueles que serão descartados de seu storytelling com dados.

Nessa etapa é preciso organizar bem suas informações, garantindo que elas já transmitam uma mensagem. Além disso, é preciso ter em mente que a forma como essas informações serão apresentadas irá influenciar a compreensão sobre elas.

Como?

Em seguida, após determinar seu público e seus dados, está na hora de dar forma ao storytelling com dados. Você irá escolher o formato em que irá transmitir essas informações, por meio de gráficos ou infográficos, e depois irá organizar os dados. É preciso ter em mente quais os dados serão necessários para transmitir o que você deseja. Uma dica é montar seu storytelling em um papel antes de passar para sua construção oficial.

Exemplos de Data Storytelling

Existem diversas marcas que utilizam storytelling com dados para expor informações aos seus usuários. Essa é uma forma simples, direta e honesta de divulgar informações, além de ser uma forma fácil do público compreender o que está sendo exposto. Isso, inclusive, é o ponto mais importante, garantir que as pessoas de fora entendam o que está sendo contado.

Dessas marcas, podemos citar três grandes nomes que elevaram o storytelling e que, atualmente, se destacam com esse formato.

Spotify

Desde 2016, o Spotify vem fazendo sucesso com suas retrospectivas dos usuários. O mais interessante é a forma como a plataforma expõe essas informações. Por meio de gráficos e linhas do tempo simples, expositivas e claras, o usuário tem acesso aos dados mais importantes de seu uso. Além disso, alguns dos gráficos são interativos, o que torna a experiência única.

Google Maps

Outra plataforma que apresenta dados de forma simples e clara aos usuários é o Google Maps. Além das informações cotidianas expostas pelo mapa, no fim do ano eles divulgam aos usuários um relatório mensal de viagens, com dados obtidos a partir de sua localização. O mais interessante é a interação feita, em que o usuário pode navegar pelo mapa, indo nos locais em que visitou e, em cada um deles, obter outros tipos de informações.

Hospital Johns Hopkins

Com a pandemia do Covid-19, o Hospital Johns Hopkins criou um mapa interativo em que é possível acompanhar o contágio da doença por todo o mundo. Ao clicar em um país, você tem todos os dados relativos a Covid-19 lá, desde o número de infectados até o número de mortos. O mapa ainda permitia informações sobre cidades, tornando a pesquisa ainda mais precisa.

Agora que você já sabe como usar o storytelling com dados a seu favor, está na hora de sentar e criar sua própria narrativa. Mas se você deseja ir além e se tornar um especialista em marketing digital e vendas na web, nós temos o que você procura! Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, você aprende tudo sobre como criar estratégias para as redes sociais, como criar bons conteúdos, os melhores horários para publicá-los, como utilizar o data storytelling em suas redes e muito mais!

__________________________________________

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS