quinta-feira, 28 março, 24
HomeMercadoRumo ao JUCA! Conheça a atlética CANASTRÃO

Rumo ao JUCA! Conheça a atlética CANASTRÃO

Já imaginou a chance de ser cheerleader ou jogador de alguma modalidade esportiva representando sua Universidade? Os cursos de comunicação da Unip Tatuapé podem estar perto de realizar este sonho.

Moradores da Zona Leste de São Paulo, o grupo decidiu pelo nome Canastrão com a ideia de representatividade, três motivos os influenciaram: a faculdade estar situada no Tatuapé; ser a primeira atlética de Comunicação de São Paulo a ter um Tatu como mascote e também por uma questão ecológica, pois o Tatu Canastra é o maior da espécie e está em extinção.

E essa representatividade não se resume somente ao Tatu Canastra, mas também aos alunos. Yasmin Novack Costiki, 19 anos, aluna de Publicidade e Propaganda do 3º semestre e Vice-Presidente da Atlética, comenta que eles são como porta vozes dos estudantes:

Buscamos integra-los e fazer com que se sintam vivendo uma grande história dentro da vida acadêmica, um incentivo para que não tranquem seus cursos.

Bryan Xavier Ramos, 20 anos, que está no 3º semestre de Publicidade e Propaganda e é o Presidente Fundador do Canastrão, conta que teve vários apoiadores na criação da ideia, incluindo as atléticas da UNIP de vários campi da Universidade. Participando inclusive da 4º edição da UNIPT. Trazendo integração entre vários cursos, dentre eles: Medicina Veterinária, ADM e Engenharias. “Hoje somos como uma família e estamos bem felizes com o resultado pós-festa e com a recepção deles”, complementa.

Após estudar e estruturar toda a ideia, em cerca de um mês, no dia 20 de setembro de 2018 o Canastrão nasceu. Com as idas dos diretores ao bar, denominaram como o “local de nascimento da atlética” visto que sua primeira reunião definitiva e sua primeira festa foram feitas no Lounge Primos Bar, que hoje é o primeiro patrocinador do grupo.

Os diretores usam as redes sociais para divulgar seus eventos, como o Facebook: Atlética Comunicação Social – Canastrão, o Instagram: @instadocanastrao e o Instagram da Torcida Organizada Casca Grossa: @cascagrossatorcida. Com festas denominadas como #Játôdeexame, #Tatuzada integração dos “bixos” que contou com o #Trotesolidário;

Dentre os produtos comercializados, possuem a caneca de acrílico como carro chefe de vendas que é comercializada por R$ 5,00 com a hashtag #vemcomotatu. No intuito de arrecadar dinheiro, fazem propagandas de camisetas do Canastrão, copos personalizados e o famoso “Manto” para quem quer realmente “vestir a camisa”.

Todos esses esforços na divulgação são feitos com o objetivo de crescimento rumo ao JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes) que é um Campeonato Universitário das faculdades participantes que disputam 15 modalidades de esportes pelo posto de 1º lugar na pontuação geral para ganhar o prêmio “seu Juca”.

“O sonho maior era por não ter representantes em Jogos Universitários, que é algo que traz momentos únicos para cada um que está participando, seja torcendo ou jogando. E um desses sonhos é chegar aos Jogos Universitários de Comunicação e Artes – JUCA”, enfatiza Bryan.

Yasmin afirma que são todos tão comprometidos em fazer o Canastrão crescer que a maioria “abraça a causa” como hobby:

Dentro da nossa Atlética existe uma grande variedade de personalidade e gostos. Temos tanto atletas profissionais, quanto os de fim de semana e temos aqueles que preferem apenas assistir os demais, no entanto, com a interação entre todos nós, passamos a realizar atividades juntos, então o sedentário às vezes joga uma partida assim como o atleta joga conversa fora.

É primordial para o grupo saber que poderão se orgulhar da faculdade independente de rankings.

“Lugares são apenas lugares e o que nos torna especiais são as pessoas e esse é nosso sentimento. A UNIP se torna única porque nela está cada um de nós, com uma vontade insaciável de fazer o nosso melhor. A Atlética pode ser só de comunicação, mas nós somos partes de algo maior, não estou na Atlética Canastrão, eu sou a Atlética Canastrão”, finaliza Yasmin.

Por Caroline Felix Pires – Fala! UNIP