quarta-feira, 8 maio, 24
HomeLifestyleRedes Sociais: qual o melhor dia e horário para postar?

Redes Sociais: qual o melhor dia e horário para postar?

A cada ano, as redes sociais mostram-se mais presentes na vida das pessoas e suas dinâmicas transformam-se muito rapidamente, de acordo com o comportamento de seus usuários. Para quem deseja marcar presença nas redes sociais, além de entender qual das redes mais combina com seu negócio, manter-se atento a esse comportamento de quem as utilizam é essencial na hora de conquistar um maior público e conseguir crescer.

melhor hora para postar nas redes sociais
As redes sociais são ótimas para ganhar reconhecimento no mercado. | Foto: Unsplash.

Nesse contexto, para entender melhor qual o horário e dias em que os usuários estão mais presentes em cada rede e, assim, se programar melhor quando for realizar um post para rede social, selecionamos os melhores períodos para postar em três das principais redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

Cada uma delas engloba um estilo de público diferente e possui uma dinâmica própria. Logo, as redes serão tratadas de forma individual. Confira!

Melhores dias e horários para postar nas redes sociais

Melhor horário para postar no Instagram

Conquistar espaço em meio ao algoritmo do Instagram é uma tarefa cada vez mais concorrida, mas indispensável. A rede social não é puramente para entretenimento e mais de 80% das empresas brasileiras já estão presentes nela. Além disso, ela já é a favorita entre as redes sociais de vários internautas – não tem como ficar de fora dessa.

Os dias da semana são os mais indicados para conquistar engajamento do público em seus posts, especialmente de segunda a quinta-feira. Domingo é o pior dia para disputar a atenção dos usuários, não sendo recomendado para engajamento. Quanto ao horário, por volta das 15h, não é uma boa escolha, em qualquer um dos dias. Busque publicar entre 8h e 17h, em especial nas sextas-feiras.

Os horários podem sofrer variações para cada tipo de empresa/postagem, mas essa é uma boa média, baseada em análises de comportamento do público dessa rede social. Além disso, o uso de hashtags e emojis pode torná-lo mais interessante e aumentar o engajamento, prendendo mais a atenção do público.

E não esqueça de não focar exclusivamente na autopromoção de seu conteúdo, ou serviço veiculado – torne-o envolvente e verdadeiramente informativo, interessante, e assim seu perfil se tornará não apenas consumido nas redes sociais, mas procurado pelos usuários.

Melhor horário para postar no Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no universo corporativo, especialmente pelos profissionais de marketing. Logo, é uma rede com certa concorrência pela atenção do usuário, em que uma boa quantidade de profissionais estão ali procurando engajamento, assim como você. Logo, é preciso se destacar tanto no conteúdo quanto nos algoritmos para alcançar o feed de seu público-alvo de forma notável.

Por mais que, assim como no Instagram, não haja um horário “mágico” padronizado em que os seguidores interajam mais com a plataforma, é possível possuir uma boa noção, com base em uma análise geral do público, dos dias e períodos em que ele está interessado em interagir com os posts. Essa interação é muito valiosa para aqueles que ganham dinheiro a partir do Facebook, pois é ela que torna seu perfil rentável.

Os dias da semana são os melhores para publicar conteúdo focando no engajamento e rentabilidade, em especial, às quartas-feiras. A partir das 9h, horário em que as pessoas costumam chegar ao trabalho, os índices de engajamento iniciam seu crescimento. Entre esse horário e as três da tarde, ele atinge seu pico. Posts de manhã ou muito à noite devem ser evitados, pois são horários de pouco interesse para a maior parte dos públicos, com potencial reduzido de tornar-se uma nova clientela.

Melhor horário para postar no Twitter

O Twitter possui vários nichos de público, desde os que o utilizam como uma forma de entretenimento e acompanhamento exclusivo de familiares e amigos, até os que buscam tornar-se notáveis na rede e um hit com seus tweets. E não é impossível se destacar no mar de tweets diários, interagindo de maneira bem próxima com sua clientela.

Para isso, aposte nas publicações de quarta a sexta-feira, e fuja dos posts de manhã ou após às 20h, por exemplo. O engajamento não “morre” durante esse período, e de noite até pode aumentar, pois os usuários utilizam-no para comentar programas e eventos televisivos, mas pode ser que a interação com um conteúdo mais profissional e corporativo não seja tão interessante. Dias da semana, no geral, especialmente entre 9h e 13h, podem gerar bons frutos no engajamento.

E, além dos dias e horários ideais, não esqueça de se engajar com os usuários também – responda, comente, interaja, desenvolva um relacionamento com seu público, ao invés de apenas promover seu conteúdo.

Se a clientela realmente gostar do seu conteúdo, seja no Twitter ou em qualquer uma das outras redes sociais, o engajamento ficará cada vez mais orgânico, e conquistar um perfil notável será cada vez mais possível.

Por Isadora Noronha Pereira – Fala! Cásper