Realeza: conheça as cinco maiores rainhas da história
Menu & Busca
Realeza: conheça as cinco maiores rainhas da história

Realeza: conheça as cinco maiores rainhas da história

Home > Entretenimento > Cultura > Realeza: conheça as cinco maiores rainhas da história

Há quem diga que influenciadores digitais são pessoas influentes e conhecidas. Mas vocês conhecem o poder de influência que uma rainha tem em seu país e, quem sabe, no mundo? É isso que vamos abordar hoje. Iremos mostrar as cinco rainhas mais populares e influentes da história.

Maiores rainhas da história

1. Rainha Elizabeth II (uma das rainhas mais famosas)

rainha elizabeth
Rainha Elizabeth II, uma das rainhas mais marcantes do mundo. | Foto: Montagem/Reprodução.

A nossa tão querida e doce Lilibeth, apelido carinhoso que nativos britânico a chamam. Nascida em Londres, no dia  21 de abril de 1926, ela é a monarca mais antiga a estar no poder, no Reino Unido. Elizabeth II se tornou rainha em 2 de junho de 1953, após a morte de seu pai, o Rei Jorge VI.

Lilibeth, atualmente, é Rainha do Reino Unido e de quinze Estados independentes conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações, além de ser chefe da Commonwealth, formada por 53 estados e líder da Igreja Anglicana. Ela é a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor e a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra.

2. Cleópatra

Cleópatra
Cleópatra. | Foto: Montagem/Reprodução.

Pisando em solo africano, vamos tratar da Cleópatra, ou para os próximos e chegados, Cléo. A primeira rainha egípcia nasceu na cidade de Alexandria, filha de Ptolomeu XII. Ela foi descendente da dinastia iniciada por seu pai. Ela foi a última governante ativa do Reino Ptolemaico do Egito.

Cleópatra foi a primeira rainha grega a falar egípcio, adotar crenças faraônicas e queria devolver ao Egito seu antigo esplendor. Após sua morte, o Egito tornou-se uma província do Império Romano, marcando o fim do Período Helenístico, que começou com o reinado de Alexandre.

3. Rainha Vitória

rainhas mais famosas
Rainha Vitória . | Foto: Montagem/Reprodução.

Nascida em 24 de maio de 1819, Vitória foi a primeira Rainha do Reino Unido e Irlanda de 1837 até sua morte, aos 81 anos. Foi, também, Imperatriz da Índia a partir de 1876. Vitória foi a primeira reinante da Casa de Hanôver. Seu governo foi com a “Era Vitoriana”, que trouxe grande ascensão à burguesia industrial.

4. Hatshepsut 

rainhas mais poderosas
Hatshepsut. | Foto: Montagem/Reprodução.

Por sua vez, Hatshepsut viveu no começo do século XV a.C., na dinastia do Reino Novo. O seu reinado, de vinte e dois anos, correspondeu a uma era de prosperidade econômica e relativo clima de paz.

Hatshepsut ficou conhecida como a rainha Faraó, já que atuou como regente, e exercia esse papel até que reivindicou para si o papel de faraó, com a ajuda e apoio dos seus aliados do governo. Enquanto governo, ela atuou de forma pacífica e construiu diversos templos e monumentos, resultando em um crescimento próspero do Egito.

5. Ana Bolena

rainhas
Ana Bolena. | Foto: Montagem/Reprodução.

Uma passagem breve pela monarquia que gerou um rebuliço todo. Isso porque a rainha era amante do rei Henrique VIII. Ela governou como rainha de 1533 a 1536, por três anos apenas, mas foi tempo suficiente para causar uma revolução no país.

Vamos às fofocas históricas: o rei já era casado com uma rainha. Disposto a tudo por Ana Bolena, Henrique VIII criou uma igreja que permitia o divórcio, a tão conhecida igreja anglicana. Isso causou atrito severo entre a Inglaterra, a Igreja Católica, o papa e o resto da Europa que já é católico.

Com isso, a lista trouxe as cinco rainhas mais marcantes e poderosas do mundo.

__________________________
Por Vitória Fagundes – Fala! UFRGS

Tags mais acessadas