sexta-feira, 10 maio, 24
HomePolíticaSaiba quem é Roberto Jefferson, político que atacou policiais federais

Saiba quem é Roberto Jefferson, político que atacou policiais federais

Neste domingo (24), Roberto Jefferson (PTB) atacou policiais federais com um fuzil e granadas após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ter revogado a prisão domiciliar do político.

Jefferson começou a carreira política em 1971 e já esteve envolvido em diversas polêmicas, como ataques ao STF. A seguir, saiba quem é o político.

Roberto Jefferson
Saiba quem e Roberto Jefferson. | Foto: Montagem/ Reprodução

Quem é Roberto Jefferson?

Roberto Jefferson nasceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, e começou sua carreira como apresentador de televisão. Em 1971, ele ingressou na vida política ao se filiar ao MDB, onde ficou até 1980. O político passou também por partidos como o PP e o PTB.

Em 1982, ele entrou no cargo de deputado federal, exercendo 5 mandatos. Em 2005, ele foi cassado por conta do escândalo do Mensalão. Jefferson foi condenado, em 2012, a 7 anos e 14 dias de prisão pela venda de votos, mas ganhou liberdade condicional 3 anos depois.

Depois do escândalo, o ex-deputado passou a defender pautas de extrema-direita até que, em 2021, foi preso por suas ameaças aos ministros do STF, em vídeos com armas. Como sua defesa apontou que ele estava passando por problemas de saúde, ele deixou o local onde estava preso e passou a ficar no regime de prisão domiciliar a partir de janeiro de 2022.

O ex-deputado ainda tentou se candidatar ao cargo da presidência neste ano, mas teve a candidatura impedida pelo TSE. Com isso, o PTB registrou o Padre Kelmon como o candidato pela legenda.

O regime domiciliar determinava regras como não usar as redes sociais, o que não foi obedecido pelo presidiário. Com a falta de cumprimento das regras, o ministro do STF determinou que Roberto Jefferson voltasse a prisão. O político reagiu e feriu dos policiais, que, apesar do ataque, estão bem.

_____________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS