O mundo perde um dos maiores nomes da tecnologia asiática, neste sábado (24), após a morte do presidente da Samsung, Lee Kun-hee, aos 78 anos.
A Samsung é uma das mais reconhecidas empresas, a qual vende em potencial a sua tecnologia. A empresa sul-coreana ganhou grandes proporções na governança de Lee Kun-hee, o qual é o terceiro filho do fundador da Samsung, o Lee Byung-chull, assumindo as rédeas desde 1987.
Contudo, a trajetória de Lee Kun-hee foi conturbada durante sua estadia. O presidente já foi acusado por sonegação de impostos e perda de confiança, além de carregar condenações por acusações fiscais, algumas dessas fizeram com que o presidente se demitisse da empresa, mas sempre voltou. Apesar de tais feitos, Lee sempre foi perdoado pelo presidente do país asiático.
Além disso, o seu comando na empresa foi abalado desde 2014, quando foi para o hospital depois de um ataque cardíaco, dessa forma, o presidente continuou no local e faleceu aos 78 anos ao lado da família, segundo o jornal Reuters.
O presidente Lee foi um verdadeiro visionário que transformou a Samsung em um inovador líder mundial e potência industrial de uma empresa local.
diz Samsung de acordo com Reuters.
O presidente Lee Kun-hee era um dos homens mais ricos e influentes da Coreia do Sul, com um total de US$ 17,3 bilhões, conforme a Forbes. Assim, a empresa que abrange áreas para além da tecnologia, como parques temáticos e moda, perde seu presidente, deixando um total de 3 herdeiros para a grande fortuna.
Quem será o próximo Lee na presidência da Samsung?
Uma nova figura na presidência da gigante multinacional já é especulada pela imprensa, e a aposta está voltada ao vice-presidente da empresa, o Jay Y. Lee, o qual já cumpriu uma pena de 1 ano após se envolver em um suborno que provocou o impeachment da presidente Park Geun-Hye, além de acusações de manipulações de preços de ações e fraudes contábeis, segundo o jornal Reuters.
A família tem ainda a esposa, a Hong Ra-hee, e mais duas filhas na linha de sucessão, as quais também podem vir a assumir a presidência.
Assim, a grande empresa Samsung Groups pode ser motivo para um grande conflito familiar, o qual provocará grandes mudanças na perspectiva da multinacional sul-coreana.
_______________________________
Por Amanda Marques – Redação Fala!