Quarentena: Como a falta de atividade física pode prejudicar o corpo?
Menu & Busca
Quarentena: Como a falta de atividade física pode prejudicar o corpo?

Quarentena: Como a falta de atividade física pode prejudicar o corpo?

Home > Lifestyle > Saúde > Quarentena: Como a falta de atividade física pode prejudicar o corpo?

Todos nós já sabemos que a prática de exercícios físicos é fundamental em qualquer idade para melhorar a saúde e a qualidade de vida. No entanto, com a pandemia global do vírus Covid-19, o país estabeleceu o regime de quarentena e a recomendação é para que as pessoas fiquem em casa e somente saiam quando for necessário.

Serviços fundamentais como farmácias e mercados seguem funcionando normalmente. Entretanto, para evitar aglomerações e um possível rápido contágio, academias e parques seguem fechados. 

atividade física na quarentena
Muitas pessoas não estão praticando atividades físicas na quarentena. | Foto: Reprodução.

Apesar de diversas academias utilizarem aplicativos e plataformas de mídias sociais para montar e disponibilizar treinos para serem realizados dentro das casas ou dos apartamentos, muitos não estão realizando tais treinos.

Os motivos e exemplos podem ser inúmeros: falta de motivação, dificuldades de adaptação com o home office e distrações dentro de casa, como computador e televisão, são alguns deles. 

sedentarismo na quarentena
O sedentarismo preocupa durante a quarentena. | Foto: Reprodução.

Essa falta de prática de exercícios contribui negativamente para o corpo dos indivíduos, visto que pode acarretar em uma compulsividade por alimentos ultraprocessados, sedentarismo e problemas psicológicos por causa do isolamento social.

exercícios físicos em casa
Fazer exercícios em casa regularmente é essencial para a saúde. | Foto: Shutterstock.

Por fim, mesmo que seja uma situação anormal e difícil, é essencial as pessoas se movimentarem (dentro de suas residências), pois diminui o estresse, auxilia a manter uma alimentação balanceada e saudável e, principalmente, fortalece o sistema imunológico. Dessa forma, elas contribuem positivamente para a própria saúde e bem-estar. 

______________________________________________
Por Helena Barbosa Geraldes – Fala! Cásper

Tags mais acessadas