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Quanto mais atividade física, melhor?

Quanto mais atividade física, melhor?


Overtraining é o nome em inglês utilizado para o excesso de treinamento. O problema começa a acontecer quando o atleta faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar. Como consequência temos os problemas articulares, enfraquecimento no sistema imunológico e psicológico e também prejuízos ao músculo. Assim, não há hipertrofia, muito menos aumento na performance.

Quanto mais atividade física, melhor?

Caracterizamos como treino forte/ intenso aquele período em que o indivíduo consegue sair da sua zona de conforto, treinar e voltar. Já com o overtraining ele não é capaz de sair para se exercitar, o corpo começa a “reclamar” desde o aquecimento até o final da atividade, que às vezes nem é concluída.

Alguns reflexos metabólicos são aumento do nível do hormônio cortisol no organismo, que significa mais estresse, como também distúrbios hormonais. Já os reflexos fisiológicos são bastante intensos, os principais são catabolismo (perda de “massa magra”), prejuízos na recuperação muscular, sensação de frequência cardíaca elevada mesmo em repouso e dor nos músculos persistente.

person lying on bed while covering face with pillow and holding eyeglasses
Quanto mais atividade física, melhor?

Para que você atleta, ou até mesmo não atleta, que tem uma rotina assídua de exercícios não sofra com isso, é interessante que siga uma periodização de treinamento. Essa só poderá ser feita por um profissional de Educação Física que saiba quais são os seus objetivos ao praticar determinado esporte.

Na planilha do CrossFit, por exemplo, o recomendado é que você treine 3 dias e descanse 1, ou então treine 5 dias e descanse 2. Mas também existe o que chamamos de rest ativo, ou seja, você irá se movimentar de uma maneira que não seja tão exigente com o seu corpo no seu dia de descanso.

A fisioterapeuta Agnes Moura (@agnes.moura) indica separar este dia para fazer alongamentos e exercícios de mobilidade. Ela enfatiza que o relaxamento dos músculos como também a flexibilidade das articulações faz com que você tenha um resultado muito mais satisfatório na atividade física em que pratica.

person swimming on an olympic pool
Quanto mais atividade física, melhor?

Bicicleta, caminhada, corrida ou natação em uma intensidade de leve à moderada são excelentes opções se você não quiser ficar parado no domingo ou no feriado. Também é interessante que reserve este dia para tentar alguma modalidade que não conheça, quem sabe dança ou yoga?! O importante é não se manter parado por muito tempo.

Por: Izadora Del Bianco Reis (@izadbr)

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