O basquete, sem sombra de dúvidas, é um dos esportes mais populares e mais praticados em todo o mundo. Todos os anos o basquete gera milhões e milhões de dólares em produtos, ingressos, investimentos, compra e venda de atletas.
É um dos esportes com maior retorno sobre o investimento em termos de marketing e um dos esportes que mais cresce ano após ano. As finais da NBA atraem a atenção do público em todos os cantos do planeta e é uma das ligas que mais bem remunera em todo mundo.
O sucesso, porém, não surgiu do nada; é fruto de um trabalho que começou anos atrás. Podemos afirmar que um dos principais motivos do basquete ter se tornado um dos esportes mais populares e mais praticados em todo o mundo se dá pelos seus expoentes como Michael Jordan, Magic Johnson, Kobe Briant e mais recentemente com Stephen Curry, Le Bron James e muitos outros.
Michael Jordan: o Pelé do basquete
Recentemente a Netflix lançou o documentário Arremesso Final retratando a vida e obra daquele que é tido por muitos especialistas, jogadores, repórteres e fãs como o maior jogador da história do basquete atuando pelo Chicago Bulls. Michael Jordan é como o Pelé do futebol, uma lenda, um herói.
E o por que disso? O nome de Jordan é sinônimo de garra, de força, de talento, de energia, de superação, de positividade. Ao lado de outros grandes nomes do esporte, Jordan tornou-se uma lenda e um dos maiores expoentes de um dos esportes mais incríveis que existem. Jordan participou do filme da Looney Tunes e ajudou Pernalonga e seus amigos em uma partida de basquete contra alienígenas. Além disso, Michael Jordan foi multicampeão pelo Chicago Bulls e tornou o time um dos mais conhecidos.
Jordan sempre foi muito atuante, disciplinado e guerreiro. Os elementos de sucesso em qualquer área da vida sempre se mostraram presentes em sua vida e isso o levou a se destacar enquanto atuava profissionalmente.
O fato é que Jordan revolucionou a forma de jogar o esporte e conquistou muitos títulos carregando em várias ocasiões o time em suas costas. Sabemos, porém, que nenhum jogador pode vencer nada sozinho. No entanto, quando falamos do Michael Jordan podemos afirmar que, por muitas vezes, ele assim o fez.
Jordan saiu do anonimato à fama por meio da dedicação e do seu esforço. E ainda se aventurou em outro esporte, o baseball.
Legado
Quando falamos em legado estamos falando de herança, de marcas. E o grande fato é que Jordan deixou um legado muito importante tal como já mencionamos anteriormente.
Michael Jordan é mais um daqueles nomes que inspiraram, revolucionaram no esporte.
Importante dizer que Jordan não fez tudo o que fez sozinho. Ele teve ajuda de um grande elenco de craques, comissão técnica, fãs e, é claro, de sua família.
Suas conquistas incluem:
6 títulos de NBA, 5 MVP, 2 medalhas de ouro olímpicas, 1 medalha de ouro nos jogos panamericanos, campeão da copa américa de basquete além de diversos títulos individuais
Atualmente, Jordan é dono de clube da NBA e da NASCAR e empresário.
_____________________________________
Por Paulo Machado – Fala! Universidade Federal do Amazonas