domingo, 3 março, 24
HomeCulturaO verdadeiro Folclore brasileiro

O verdadeiro Folclore brasileiro

Nesse mês de agosto foi celebrado o Dia do Folclore, que é comemorado desde 1965 quando o então presidente Humberto Castelo Branco assinou o decreto nº 56.747, que diz que anualmente no dia 22 de agosto se celebrará em todo território nacional o Dia do Folclore. A data comemorativa tem como objetivo incentivar estudos da área e preservar o patrimônio folclórico brasileiro.

O folclore representa a cultura popular de um povo e pode se manifestar por danças, músicas, mitos, festas etc. Personagens típicos do folclore brasileiro nos são apresentados logo na infância, como o Curupira, por exemplo. Mas hoje falaremos sobre uma das manifestações culturais existente no Brasil, que teve influência africana devido a escravização dos negros no período de colonização de nosso país.

Folclore brasileiro - Congada
Folclore Brasileiro: Congada de Mogi das Cruzes. Foto: Montagem/ Marcos Silva

Folclore brasileiro: Congada, uma manifestação cultural

Também conhecido como Congado, a Congada é resultado do sincretismo religioso, ou seja, é a mistura de religiões de matriz africana com a igreja católica. Esse cruzamento das crenças se deu pelo fato de os portugueses imporem o catolicismo no Brasil, os negros escravizados não podiam cultuar a seus orixás pois eram obrigados a seguir a igreja. Foi então que surge o sincretismo religioso, e a Congada se baseia nisso.

Marcada por danças e cantos, a festa realiza uma procissão levando em suas canções a história do povo preto escravizado e sempre pedindo aos santos para proteger, abençoar e melhorar a vida dos negros. 

Cada Congada leva o nome de um santo católico, os principais são Santa Efigênia, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

Em diversos estados brasileiros é celebrado a festa do Congo, os mais populares são Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraíba, Pernambuco e Paraná. Por mais que exista a Congada em cada canto do país pouco se sabe sobre, infelizmente esta festa folclórica não é do conhecimento da maior parte dos brasileiros. O povo africano contribuiu muito para a formação cultural do Brasil, mas até os dias atuais há uma certa intolerância à contribuição africana em nossos costumes.

Conheça a Congada Efigênia de Mogi das Cruzes

A Congada de Mogi das Cruzes é uma manifestação afro-católica construída a partir de heranças culturais.

______________________________________
Por Bianca Helena Rebernisek – Fala! São Judas

ARTIGOS RECOMENDADOS