Carreiras para os criativos: Saiba como usar a criatividade profissionalmente!
Menu & Busca
Carreiras para os criativos: Saiba como usar a criatividade profissionalmente!

Carreiras para os criativos: Saiba como usar a criatividade profissionalmente!

Home > Lifestyle > Carreiras para os criativos: Saiba como usar a criatividade profissionalmente!

Pessoas criativas sempre tiveram um grande espaço no mercado de trabalho, principalmente em cursos da área da comunicação ou que interajam com o público. 

Com a criatividade, o profissional consegue mais atenção e visibilidade das empresas, por apresentarem mais soluções para situações do dia a dia, e por apresentarem maior confiança no que fazem.

 Além disso, elas possuem maior desenvoltura para expressar suas ideias e pensamentos, podendo dar origem a diversos projetos e criando bons relacionamentos com os colegas de trabalho e investidores.

Outra qualidade muito presente nas pessoas criativas é a forma como elas enxergam o mundo, possuindo uma visão de mais possibilidades, podendo tirar boas ideias das menores coisas. 

A confiança também é uma característica muito forte nessas pessoas, a coragem permite que elas expressem suas ideias e projetos sem receio ou vergonha, isso faz com que elas sejam aptas a lidarem com grandes desafios, mesmo que não estejam preparadas para lidar com o mesmo, e com isso, elas conseguem grandes repertórios de seus trabalhos.

Com essas características, uma infinidade de oportunidades de carreiras pode surgir no caminho das pessoas criativas, mas existem aquelas que se destacam, garantido maiores probabilidades de sucesso.

Quer saber quais são elas? Leia o texto a seguir! 

Profissões para os criativos

Fotografia

O mercado da fotografia possui vários ramos, como o fotojornalismo e a fotografia social
O mercado da fotografia possui vários ramos, como o fotojornalismo e a fotografia social. | Foto: Freepik.

A área da fotografia é uma das que se destacam atualmente e é uma ótima opção para as pessoas mais criativas. Por conta da habilidade de enxergar mais possibilidades, os fotógrafos mais criativos se destacam, podendo transformar um ambiente “pobre” em um cenário perfeito para uma fotografia. 

Para seguir essa profissão, é recomendável investir em bons cursos, podendo ser superiores, técnicos ou livres. Esses cursos, além de ensinar desde os princípios mais básicos da fotografia, até as mais elaboradas técnicas, também abrirão a mente do aluno, colocando-o no caminho certo para escolher sua técnica favorita!

Um curso de photoshop também ajudará os estudantes a entenderem mais sobre os tipos de equipamentos que eles precisarão nos futuros trabalhos que farão na carreira, como os tipos de câmeras para cada ocasiões, lentes, ferramentas de iluminação e também bons softwares de edição de fotos, para deixarem os trabalhos ainda mais bonitos. Alguns dos segmentos da fotografia são:

Fotojornalismo

Responsável por registrar grandes acontecimentos, normalmente os locais de trabalho são em jornais, portais de notícias e revistas.

Fotografia still

Área da fotografia que é direcionada aos produtos, em que o fotógrafo irá tirar fotos dos produtos das empresas. É ligada ao mercado de publicidade e propaganda e marketing.

Moda

O ramo da moda, que é ligado às fotos de modelos, roupas e coberturas de eventos como desfiles por exemplo. Normalmente, os locais de trabalho são em agências ou nas próprias grandes empresas.

Fotografia social

É algo que sempre esteve em alta, ela faz a cobertura de eventos sociais, como festas de casamento, aniversário ou formaturas. Nessa vertente, o fotógrafo pode trabalhar por conta ou em agências de fotografia também.

Design gráfico

Os designers gráficos são os principais responsáveis por criar páginas atrativas para os clientes.
Os designers gráficos são os principais responsáveis por criar páginas atrativas para os clientes. | Foto: Freepik.

Outra área que possui espaço no mercado e combina com os criativos é o design gráfico. Nele, o profissional irá trabalhar em livros, jornais, anúncios de produtos e revistas, fazendo com que esses conteúdos possuam formatos harmônicos, para atrair cada vez mais o público-alvo daquele produto ou serviço. 

É importante estar atento a todos os detalhes, como cor, formato, estilo e fonte das letras, pois eles exercem grande influência na percepção do consumidor, e quanto mais harmônico for a página, mais conforto ele terá na hora de ler.

O profissional pode criar materiais para meios físicos, como outdoors em estradas, cidades ou em grandes veículos e também para o meio digital (ambiente que possui muito espaço no mercado atualmente) como páginas de sites ou portais de notícias. Por isso, é necessário que esse profissional, além de muito talento, tenha muito estudo.

Outros ramos do design

Além do design gráfico, existem muitas outras áreas nessa carreira, como designer de produtos, também chamado de desenhista industrial, que é responsável pela criação de objetos dos mais variados tipos, como móveis, celulares ou computadores. Os web designers, que são responsáveis pela criação de páginas de sites, blogs ou e-commerce. E também os designers de interfaces, que criam ferramentas gráficas para atrair e interagir com consumidores digitais.

Edição de vídeo

Os editores de vídeo podem atuar no entretenimento, jornalismo e até marketing.
Os editores de vídeo podem atuar no entretenimento, jornalismo e até marketing. | Foto: Freepik.

O ramo da edição de vídeo também é uma ótima carreira para pessoas com a criatividade aflorada e que, além de ter grande espaço no mercado de trabalho, também permite que a pessoa trabalhe em diversas áreas, como no jornalismo, entretenimento, marketing, eventos comerciais, entre outros. 

É extremamente importante que o profissional de edição saiba trabalhar com bons programas de edição, para isso existem diversos cursos específicos para cada programa, como o de Premiere 2019 e After Effects, para que o profissional possa ter um vasto conhecimento e escolher o programa com que ele mais se familiarize.

É claro que para se destacar nessas áreas, além da criatividade são necessários cursos que além de preparar e qualificar, colocam a pessoa no caminho certo para uma carreira de sucesso. 

Esses cursos podem ser tanto superiores em universidades, quanto cursos livres e de curta duração, para quem procura algo mais dinâmico, mas sem perder a qualidade.

Quer saber mais sobre temas educacionais e sobre inovação para o mercado de trabalho?

Acesse a Comunidade Educação do Futuro! Um espaço feito especialmente para o debate, reflexão e criação de oportunidade e soluções para sua vida acadêmica e profissional!

O Portal Fala Universidades possui um grupo especial na Comunidade

Acompanhe nossos conteúdos por lá! 

Tags mais acessadas