Menu & Busca
Cásper Líbero: Faleceu ontem professor José Augusto Dias

Cásper Líbero: Faleceu ontem professor José Augusto Dias


Professor, palavra simplista perto de tudo que José Augusto Dias Júnior desempenhou. Ele cativou alunos da Faculdade Cásper Líbero, onde ministrou aulas de História Contemporânea para o curso de Jornalismo durante 12 anos, com enorme paciência e assíduo por detalhes em suas narrativas.

José Augusto, site da Editora Leya

Graduado e Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 1984, obteve o título de Mestre em História Social em 1996, também pela USP. Defendeu seu doutorado em História Cultural pela Unicamp em 2004.

Em parceria com Rafael Roubicek, publicou O Brilho de Mil Sóis – História da Bomba Atômica (1994) e Guerra Fria – A Era do Medo (1996), ambos pela Editora Ática. Em 2001, escreveu História da Companhia Paulista de Energia Elétrica. Por último, em 2010, publicou Os Contos e os Vigários – Uma História da Trapaça no Brasil da Editora Leya.

Imagem do Sebo Corujinha

Tem capítulos publicados em projetos editoriais coletivos como O Giz e a Graxa – Meio Século de Educação para o Trabalho, organizado por Vera Helena Farinas Tremel (Senai-SP, 1992) e História da Técnica e da Tecnologia no Brasil, organizado por Milton Vargas (Editora da Unesp, 1994).

Livro O giz e a graxa, Mercado Livre

Além dos livros, produziu artigos em periódicos, textos em jornais e revistas, assessoria e consultoria, entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia, que podem ser verificados clicando aqui.

Tinha como linha de pesquisa o estudo de diferentes aspectos da História Contemporânea com base no estudo da produção literária, televisiva e cinematográfica do período, de acordo com os parâmetros teóricos da História Cultural.

O Centro Acadêmico Vladimir Herzog lamentou o ocorrido em suas redes sociais: Facebook e Instagram, como também preveu uma homenagem ainda durante esta semana, a Semana da Comunicação, na faculdade.

View this post on Instagram

Professor José Augusto Dias Júnior presente! É com enorme pesar que o Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAVH), representando as alunas e os alunos da graduação da Faculdade Cásper Líbero, informa o falecimento do professor José Augusto Dias Júnior, que lecionava a matéria de História Contemporânea. Em luto, lembramos com carinho do professor tão querido pelas/os casperianas/os. Com sua personalidade cativante e extremamente carismática, José Augusto, ou carinhosamente Zé, transbordava paixão pelo que fazia com tanta dedicação: ensinar. Nossa dor neste momento é gigante por termos perdido além de um excelente professor, um amigo e um defensor da memória de Vladimir Herzog e do nosso CA. Ao longo dessa caminhada conosco, ele também nos recomendou inúmeras manifestações artísticas para o nosso acervo. O Zé continuará ocupando nossos corações em eterno agradecimento por ter colaborado em nossa formação, enquanto estudantes e militantes por um País mais justo. Após 12 anos como professor na Faculdade, seu legado e memória continuarão vivos com as diversas gerações de comunicadores que aprenderam a investigar e compreender melhor o mundo através de suas aulas. Nesse momento delicado, o CAVH deseja que seus familiares e amigos sintam-se acolhidos pelas centenas de estudantes casperianas e casperianos que partilham da mesma tristeza. Zé faleceu na noite desta terça-feira (27). A família optou por uma cerimônia restrita aos parentes mais próximos. As coordenadorias dos cursos da faculdade farão uma homenagem ainda na Semana de Comunicação. Descanse em paz, querido Zé. 28 de agosto de 2019 Gestão EntreMeios – Centro Acadêmico Vladimir Herzog

A post shared by C.A Vladimir Herzog (@cavh900) on

Post Instagram do Centro Acadêmico Vladimir Herzog

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr) – Faculdade Cásper Líbero

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas