sábado, 20 abril, 24
HomeMercadoCásper Líbero: Faleceu ontem professor José Augusto Dias

Cásper Líbero: Faleceu ontem professor José Augusto Dias

Professor, palavra simplista perto de tudo que José Augusto Dias Júnior desempenhou. Ele cativou alunos da Faculdade Cásper Líbero, onde ministrou aulas de História Contemporânea para o curso de Jornalismo durante 12 anos, com enorme paciência e assíduo por detalhes em suas narrativas.

José Augusto, site da Editora Leya

Graduado e Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 1984, obteve o título de Mestre em História Social em 1996, também pela USP. Defendeu seu doutorado em História Cultural pela Unicamp em 2004.

Em parceria com Rafael Roubicek, publicou O Brilho de Mil Sóis – História da Bomba Atômica (1994) e Guerra Fria – A Era do Medo (1996), ambos pela Editora Ática. Em 2001, escreveu História da Companhia Paulista de Energia Elétrica. Por último, em 2010, publicou Os Contos e os Vigários – Uma História da Trapaça no Brasil da Editora Leya.

Imagem do Sebo Corujinha

Tem capítulos publicados em projetos editoriais coletivos como O Giz e a Graxa – Meio Século de Educação para o Trabalho, organizado por Vera Helena Farinas Tremel (Senai-SP, 1992) e História da Técnica e da Tecnologia no Brasil, organizado por Milton Vargas (Editora da Unesp, 1994).

Livro O giz e a graxa, Mercado Livre

Além dos livros, produziu artigos em periódicos, textos em jornais e revistas, assessoria e consultoria, entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia, que podem ser verificados clicando aqui.

Tinha como linha de pesquisa o estudo de diferentes aspectos da História Contemporânea com base no estudo da produção literária, televisiva e cinematográfica do período, de acordo com os parâmetros teóricos da História Cultural.

O Centro Acadêmico Vladimir Herzog lamentou o ocorrido em suas redes sociais: Facebook e Instagram, como também preveu uma homenagem ainda durante esta semana, a Semana da Comunicação, na faculdade.

https://www.instagram.com/p/B1tsJhSB4uY/
Post Instagram do Centro Acadêmico Vladimir Herzog

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr) – Faculdade Cásper Líbero

ARTIGOS RECOMENDADOS