Processo seletivo simplificado e inovador: 7 cases de sucesso
Menu & Busca
Processo seletivo inovador: empresas que são cases de sucesso

Processo seletivo inovador: empresas que são cases de sucesso

Home > Notícias > Mercado > Processo seletivo inovador: empresas que são cases de sucesso

O processo seletivo simplificado de novos funcionários segue algumas etapas, como a triagem dos currículos, os testes, dinâmicas e entrevistas. Porém, muitas empresas apostam em um processo seletivo inovador para identificar os melhores talentos. 

Ao realizar um processo seletivo inovador, as chances da sua empresa atrair profissionais brilhantes é alta. Mas, para isso, é preciso ser mais preciso e eficiente na formação do processo seletivo simplificado.

Pensando nesse aspecto, ao longo da matéria, separamos os principais cases de um processo seletivo inovador. Continue a leitura!

processo seletivo simplificado
Conheça as principais cases de sucesso que possuem um processo seletivo inovador. | Foto: Freepik.

A inovação no processo seletivo

Para entender como fazer um processo seletivo simplificado e inovador, é preciso sair da zona de conforto e buscar novas soluções. Use as ferramentas que você possui e descubra formas diferentes de usá-las, a fim de obter grandes resultados.

Exemplo de ferramentas no processo seletivo simplificado

Um exemplo é a tecnologia. Algumas empresas investem em concursos de hackers como parte do processo seletivo inovador. Porém, existem várias outras maneiras de avaliar seus futuros funcionários. 

Ao propor situações que não são comuns e analisar as reações e competências de um candidato em um determinado teste, facilita a descoberta de suas competências comportamentais. Por isso, a importância de tirar o candidato da zona de conforto é fundamental para o processo seletivo inovador. 

É importante ressaltar que esses testes precisam estar de acordo com a cultura e o negócio da empresa. Sendo assim, é indispensável a identificação das necessidades da empresa para montar dinâmicas precisas.

Cases de sucesso

Várias organizações são referência quando falamos em práticas de Recursos Humanos (RH). A partir disso, separamos os principais cases de processo seletivo inovador, confira:

Google

É impossível falar em processo seletivo inovador e não citar o Google: uma gigante tecnologia conhecida mundialmente como uma das melhores empresas. 

O Google conta com uma ferramenta chamada “qDroid”, cuja função é prever o desempenho do profissional ao ser contratado. 

Pelo fato de essa organização fazer parte desses processos seletivos diferentes, os recrutadores realizam as entrevistas testando características comportamentais por meio de questões padronizadas e formuladas, com o intuito de obter respostas convincentes.

Heineken

A Heineken é a marca de uma cervejaria que usa toda sua criatividade no processo seletivo simplificado e inovador, virando até notícia na imprensa. 

Os candidatos que irão concorrer a uma vaga de estágio, por exemplo, passam por várias situações ao longo das etapas deste processo seletivo inovador. 

Coisas inusitadas acontecem na Heineken, como: na entrevista, o recrutador pode simular estar passando mal ou o alarme de incêndio poderá começar a tocar a qualquer momento.

A reação dos candidatos neste processo seletivo inovador são observadas com atenção e aqueles que apresentarem proatividade, liderança e atitude são escolhidos como finalistas.

FedEx

A FedEx é uma empresa de bastante sucesso quando se trata de logística e entrega. Essa organização felizmente entende o valor que os funcionários possuem e isso faz com que haja um serviço de qualidade e com resultados além do esperado. Então, a empresa criou uma prática que motivasse toda a equipe a participar das respectivas tomadas de decisões. 

Na FedEx, as pesquisas de feedbacks são realizadas com frequência para reunir a opinião de todos os colaboradores sobre a gestão da empresa.Após esses feedbacks, os times organizam reuniões para tratar dos resultados e acharem as soluções para os problemas. 

Esse é um processo seletivo simplificado que não existe a relação de subordinados sendo avaliados por seus gestores. Em outras empresas, é comum que as opiniões e sugestões sejam solicitadas pelos gestores.

Microsoft

A Microsoft, empresa também mundialmente conhecida, criou um reality show na internet para escolher um candidato para o cargo de programador de SQL Server – que corresponde ao seu servidor do banco de dados para empresas. 

O programa chamado “Be The Next Microsoft Employee” realizou um processo seletivo simplificado no qual selecionou seis profissionais que foram para uma casa fornecida pela empresa e, com eles, foram mandados laptops de última geração para cumprirem os desafios que foram propostos. 

Os participantes precisavam cumprir algumas tarefas de programação e criar soluções de sistema. Cada episódio era avaliado por um corpo de jurados da Microsoft.

PwC

O processo seletivo simplificado dessa empresa é realizado de forma móvel. A PwC atua no ramo de prestação de serviços e auditoria e consultoria tributária. 

As primeiras etapas do processo de recrutamento exigem grande agilidade, mobilidade e flexibilidade. É possível que o candidato realize os testes virtualmente, a qualquer hora e lugar.

Portanto, a entrevista presencial ocorre no final do processo seletivo inovador. Ela é usada de uma maneira mais estratégica, o que prioriza a diminuição dos custos e gera mais acerto na hora de escolher o profissional ideal.

Esse processo seletivo simplificado e inovador se tornou muito atrativo para o mercado de talentos, oferecendo uma experiência única tanto para os candidatos quanto para os gestores.

Magazine Luiza

Entre as empresas brasileiras, o Magazine Luiza é um dos melhores exemplos quando falamos de otimização no processo seletivo simplificado. Através de uma plataforma online, foi possível centralizar dados, reduzir o tempo de seleção e possibilitar a criação de novas oportunidades – tudo isso com apenas dois cliques! 

A organização utiliza um sistema de análise de competências técnicas e comportamentais (eTalent) para avaliar futuros profissionais. Assim, torna-se possível a contratação de pessoas que estejam alinhados conforme a cultura organizacional da empresa. 

SAS

Por último, mas não menos importante, a SAS foi uma das primeiras empresas na área de Business Intelligence a se preocupar de fato em reduzir o estresse no ambiente de trabalho. Essa estratégia permitiu a culturas de outras diversas instituições espalhadas pelo mundo. 

Além disso, ela concede uma ótima estrutura aos colaboradores, para a prática de atividades de recreação e exercícios físicos – o que estimula a equipe a cuidar tanto de sua saúde mental quanto física.

Outro aspecto que podemos citar neste processo seletivo simplificado é a confiança entre os funcionários e gestores. Todas essas coisas fazem com que a equipe se torne mais engajada e motivada a continuar na companhia por mais tempo.

___________________________
Por Ananda Miranda – Fala! Cásper

Tags mais acessadas